O uso de uma linguagem popular nas aulas de História: As representações da República Velha nos folhetos de Cordel
Keywords:
República Velha. Ensino de História. Literatura de Cordel.Abstract
Quando margeamos a história da República Velha, usando como referência a literatura de cordel, temos a possibilidade de despertar um olhar diferente acerca da construção historiográfica desse contexto. Os folhetos se configuram como instrumentos importantes de representação, tanto da realidade cotidiana dos brasileiros quanto do imaginário popular. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a levantar reflexões sobre o uso do cordel no ambiente escolar, apresentando-os como uma ferramenta pedagógica capaz de instigar debates, questionamentos e despertar o imaginário dos educandos, assim como ajudar no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Sabe-se que o ato de estudar ou de empenhar-se a aprender não é fácil e nem sempre prazeroso, assim, os folhetos trazem uma possibilidade de diálogo entre professores e alunos, a partir da rima e musicalidade de seus versos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.