Geografias de a hard day’s night: espacializando os Beatles
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7417Palabras clave:
Cinema. Geografia. Filosofia. Subjetivação. Espacialidade.Resumen
Este é o desdobrar da pesquisa de Iniciação Cientifica LINGUAGENS GEOGRÁFICAS: OUTROS SENTIDOS ESPACIAIS EM A HARD DAY’S NIGHT (Bolsa CNPq/UNESP), desenvolvida no Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG). Focamos no diálogo entre linguagens geográficas, filosóficas e artísticas para contribuir com novos significados de referenciais geográficos já consolidados no contexto institucionalizado do universo escolar. Aqui vamos experimentar tal caminho por meio de encontros possíveis através dos escritos da chamada “filosofia da diferença”, notadamente por Gilles Deleuze, Felix Guattari e demais pensadores. Foi escolhido o filme A Hard Day’s Night (1964) para pensar o cinema como uma potência de significações à linguagem geográfica. Com as análises de alguns frames do filme, vamos abordar o sentido de sua composição a partir dos processos de subjetivação capitalista, os quais territorializam formas de expressar, agir, pensar e desejar, que delimitam a força espacial da vida na sociedade atual, os quais reverberam nos referenciais de localização e orientação dos jovens no mundo a partir do lugar em que se encontram.Descargas
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