Paisagens fílmicas, discursos espaciais e viagem: Geografia e Turismo em “Até a próxima vez”
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v14i28.17408Palavras-chave:
Geografia e cinema, paisagem, discursos espaciaisResumo
A relação Geografia-Cinema é antiga e tem diversos modos de se construir. Entre eles, está a interpretação de discursos geográficos em filmes. De fato, investigar os imaginários e discursos sobre os espaços tem sido uma tarefa dos geógrafos. De igual modo, as viagens também são preocupação geográfica. Os filmes de viagem, então, são uma oportunidade de reflexão geográfica, posto que revelam maneiras de ver o mundo e rompem a dicotomia material-simbólico. Diante disso, o artigo objetiva interpretar os discursos geográficos presentes no filme “Até a próxima vez” (2022), gravado no Peru. Para isso, além de uma revisão bibliográfica sobre as relações entre Geografia, Turismo e Cinema, o artigo usa a análise dos elementos fílmicos de Maria Helena Costa (2013), interpretando a intertextualidade, a locação, estrutura narrativa e a paisagem fílmica. Conclui-se que os discursos geográficos apresentam o Peru a partir de estereótipos e com um olhar turístico e eurocêntrico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Geralda. A propósito do trato do invisível, do intangível e do discurso na Geografia Cultural. Revista da ANPEGE, v.9, n.11, p. 41–50, 2017.
ASTORINO, Claudia Maria. Cinema e Turismo: filmes como subsídios para a discussão da atividade turística. Revista Turismo em Análise, v. 30, n. 3, p, 539-561, 2019.
AZEVEDO, Ana Francisca. Geografia e cinema: representações culturais de espaço lugar e paisagem na cinematografia portuguesa. 2007. 741 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade do Minho.
BASTOS, D. ; CHEIBUB, B. L. . Investigación sobre la relación entre turismo y cine: temas y metodologías. Gran Tour: Revista de investigaciones turísticas, v. 22, p. 97-112, 2020.
BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. New York: Verso, 2002.
BULCÃO, Marly. Luz, câmera, filosofia: mergulho na imagética do cinema. São Paulo: Ideias & Letras, 2013.
CASTRO, Teresa. Impulso cartográfico do cinema. In: AZEVEDO, Ana Francisca; OLIVEIRA JUNIOR; Wenceslao; RAMÍREZ, Rosa Cerarols. Intervalo entre Geografias e Cinemas. Braga: Editora da UMDGEO, 2015. p. 23-39.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
CLAVAL, Paul. Mitos e imaginarios en geografía. IN: LINDÓN, Alicia; HIERNAUX, Daniel. Geografías de lo imaginario. Barcelona: Antropos, 2012.
______. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
CRESSWELL, Tim. On the move: mobility in the modern western world. New York: Routledge, 2006.
CRESSWELL, TIM; DIXON, Deborah. Engaging film: geographies of mobility and identity. Lanham, MD: Rowman and Littlefield Publishers, 2002.
CORSEUIL, Anelise R.. Viagens hemisféricas: deslocamentos e fronteiras em A Jaula de Ouro e El Norte. In: CORSEUIL, Anelise R.; NÚÑEZ, Fabián; HOLANDA, Karla. (Org.). Cinema e América Latina: estética e culturalidade. São Paulo: Socine, 2016, p. 53-64.
COSTA, M. H. B. V. Geografia Cultural e Cinema: práticas, teorias e métodos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (Org.). Geografia Cultural: uma antologia (2). Rio de Janeiro: Eduerj, p. 247-265, 2013.
______. Cidades e lugares culturais, espaços e geografias fílmicas: compondo imageticamente o lugar. Espaço e cultura, n. 36, p. 139-153, 2014.
DANIELS, Stephen. Geographical imagination. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 36, n. 2, 2011.
ESCOBAR, Arturo. Sentipensar com la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellin: Ediciones UNAULA, 2014.
GARDIES, André. L’Espace au Cinéma. Paris: Méridiens Klincksieck, 1993.
GRILO, João Mário. As lições do cinema: manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina 2009.
LUKINBEAL, Chris. Cinematic landscapes. Journal of Cultural Geography, v. 23, n. 1, p. 3-22, 2005.
NAME, Leonardo. Geografia pop: o cinema e o outro. Rio de Janeiro, Apicuri: 2013.
NASCIMENTO, F. C.. O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da Geografia. Revista da ANPEGE, v. 18, p. 165-182, 2022.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
MITCHELL, D. There’s no such thing as culture: towards a reconceptualization of the idea of culture in geography. Transactions of the Institute of British Geographers, vol. 20, n. 1, p. 102-116, 1995.
OLIVEIRA, F. T.; QUEIROZ FILHO, A. Carlos. A linguagem videográfica do Turismo: estética e política visual para o estudo da Geografia Contemporânea. Geonordeste, v. 1, p. 57-70, 2016.
OLIVEIRA JUNIOR, W. Lugares Geográficos e(m) locais narrativos: um modo de se aproximar das Geografias de Cinema. .IN: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ONFRAY, Michel. Teoria da viagem: poética da geografia. Porto Alegre: L&PM, 2009.
PRYSTHON, Angela. Da alegoria continental às jornadas interiores: o road movie latino-americano contemporâneo. Ícone, v. 2, n. 9, p. 113-124, 2006.
______. Paisagens sonhadas: imaginação geográfica e deriva melancólica em Jauja. Devires (UFMG), v. 11, n. 2, p. 230-255, 2014.
RAHDE, M. B. F.. Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), v. 5, p. 97- 112, 2008.
SAID, Edward W.. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SHOHAT, E.; STAM, R.. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Valéria C. P. Geografia serve, antes de tudo o mais, para fazer a viagem: real e imaginária. Geografia, literatura e arte, v. 2 n. 2, p. 146-172, 2020.
SILVA, Rodrigo E. A Geografia e a imagem: a pintura e o cinema na construção de uma ciência viajante. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, v. 10, n.3, p. 1-12, 2021.
Filmografia
Até a próxima vez. Direção: Bruno Ascenzo. Peru e Espanha. Netflix, 2022. 96 min
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).