"A Vingança é um prato que se come frio": a construção da paisagem cinemática em Tarantino
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v10i19.8916Palavras-chave:
Geografia e Cinema. Paisagem cinemática. Linguagem cinematográfica. Subjetividades. Quentin Tarantino.Resumo
O objetivo desta reflexão é discutir a construção da paisagem cinemática nos filmes Kill Bill vol. 01 e Kill Bill vol. 02 do cineasta norte-americano Quentin Tarantino. Primeiramente, é discutido a especificidade das paisagens cinemáticas no contexto da Geografia. Em um segundo momento, utiliza-se como recurso metodológico elementos próprios da técnica cinematográfica como enquadramentos, planos, ângulos, movimentos de câmera, cor e iluminação e chegou-se a conclusão de que os cenários e paisagens que compõe os filmes são criados a partir de práticas diferenciadas que conferem aos filmes paisagens que evidenciam elementos de pertencimento e não pertencimento, de coerência e estranhamento, de linearidade e subversão, bem como, de harmonia e incômodo.Downloads
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