Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana

Autores

  • Tulio Barbosa UFU

Palavras-chave:

Spinozismo. Discurso. Ensino.

Resumo

Fundamentamos a relação linguagem e realidade para o ensino de Geografia por meio de uma leitura spinoziana, pois entendemos que é necessária corresponder à ciência geográfica por trazer apontamentos epistemológicos capazes de fomentar a formação crítica dos estudantes. O presente trabalho tem como centralidade a discussão da linguagem como componente explicativo da realidade mediante o pensamento de Baruch (Benedictus) Spinoza (1632-1677); assim, elencamos uma série de argumentos demonstrativos de como a organização das palavras quando não feita de maneira radical imprime uma explicação ideológica da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-07

Como Citar

Barbosa, T. (2014). Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana. ENTRE-LUGAR, 5(9), 11–28. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494

Edição

Seção

Artigos