O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica
Palavras-chave:
Epistemologia ambiental. Filosofia da ciência. Ecologia política. Razão comunicativa. Ordem ambiental.Resumo
O presente artigo busca uma des-re-construção crítica acerca das relações Natureza-Homem-Espaço. Para isso procuramos analisar a noção de desenvolvimento e de sustentabilidade que emergem no debate ambiental contemporâneo sustentado por um discurso técnico, científico e mercadológico. Indicaremos a emergência de diferentes saberes que nos conduziriam a uma ruptura de paradigma e ainda a aparição de uma ordem ambiental internacional responsável pela formação de uma visão consensual sobre o tratamento do meio. O aparecimento da Agenda 21 abre um novo debate sobre as possibilidades e limites de um mesmo paradigma economicista vigente responder às novas demandas. Com esse trabalho objetivamos uma maior inteligibilidade e envolvimento entre os entes sócio-espaciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-18
Como Citar
Menezes, L. G. A. B. (2011). O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica. ENTRE-LUGAR, 2(3), 35–58. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1000
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).