Fragmentação urbana, (re)produção da cidade e evolução da mobilidade em Irati-PR: uma análise pelo transporte público
Palavras-chave:
Circulação. Mobilidade. Transporte público. Produção do espaço.Resumo
A apropriação dos espaços e o avanço da urbanização colaboram para o surgimento de espaços urbanos que se diferenciam por causa do seu desenvolvimento e localização. A localização dos bairros de uma cidade é responsável pela valorização dos terrenos e pela eficiência das infraestruturas materializadas no espaço, já que as áreas centrais possuem melhores condições em relação às áreas periféricas. Nesse viés, a localização dos bairros é fator decisivo para a mobilidade da população, pois a acessibilidade do bairro interfere nos deslocamentos dos indivíduos. Diante disso, buscou-se na análise do transporte público da cidade de Irati, compreender a seletividade que a rede de transporte impõe ao espaço urbano e como se efetiva a mobilidade da população em bairros periféricos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-13
Como Citar
Silva Junior, R. F., & Rutkovski, G. J. (2011). Fragmentação urbana, (re)produção da cidade e evolução da mobilidade em Irati-PR: uma análise pelo transporte público. ENTRE-LUGAR, 2(4), 17–38. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1058
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).