Mídia, performance e passados-presentes: autenticidade na era digital

Autores

  • John Finn Christopher Newport University
  • Katrinka Somdahl-Sands Rowan University

Palavras-chave:

Autenticidade. Benjamin. Mídia. Passado-presente. Performance.

Resumo

A paisagem da mídia digital do século 21 está mudando fundamentalmente a maneira em que entendemos a performance. Enquanto a autenticidade de uma performance muitas vezes é teorizada como dependendo da proximidade imediata dos artistas e o público no espaço e no tempo, propomos aqui que a mediação permite que as performances sejam transferidas de que uma vez ocorria em um determinado espaço-tempo a uma experiência particular. Assim, uma performance mediada pode “ter lugar” em diferentes locais e em diferentes épocas, e ainda manter a importância da relação entre a produção e o público que a experimentam. Ou seja, através de uma performance mediada, uma performance no passado e um momento presente se juntam em um “passado-presente”. Neste ensaio usamos três exemplos para expandir e ilustrar este argumento básico: 1) a dança por meio de filme, 2) performance de rua por meio da internet, e 3) a música “pop” por meio da música gravada. Em todos os casos, a autenticidade da performance mediada baseia-se na autenticidade imaginada da sua primeira aparição. Assim o espectador torna-se um participante ativo em criar sentido do passado, no presente.

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

Finn, J., & Somdahl-Sands, K. (2014). Mídia, performance e passados-presentes: autenticidade na era digital. ENTRE-LUGAR, 5(10), 11–22. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5130

Edição

Seção

Artigos