A gestão da educação no contexto da política educacional do estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Andréia Vicência Vitor Alves Univerisdade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Dilnéia Espindola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Política educacional. Gestão educacional. Gestão educacional no estado de Mato Grosso do Sul. Educação Básica.

Resumo

O trabalho tem como objetivo desvelar a concepção de gestão da educação no contexto da política educacional do estado de Mato Grosso do Sul em interseção com a do governo federal. Trabalhou-se com a pesquisa documental e a literatura concernente à temática. O artigo apresenta concepções de gestão da educação nas perspectivas democrática, gerencial e de qualidade total. A seguir, detém-se à reforma da política educacional empreendida nos anos 1990 e sobre qual concepção de gestão da educação é proposta no contexto de suas redefinições. Por último, desvela-se a concepção de gestão da educação no estado de Mato Grosso do Sul no período de 2007 a 2013, no âmbito da política educacional, quando se materializa a proposta “Educação para o Sucesso”, sustentada pela gestão gerencial que intenta imprimir no público a lógica do privado.

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Publicado

2016-01-20

Como Citar

ALVES, Andréia Vicência Vitor; ALVES, Andressa Gomes de Rezende; FERNANDES, Maria Dilnéia Espindola. A gestão da educação no contexto da política educacional do estado de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 104–117, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3116. Acesso em: 22 dez. 2024.

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