O currículo local nas escolas moçambicanas: estratégias epistemológicas e metodológicas de construção de saberes locais
Mots-clés :
Currículo Local. Saberes Locais. História. Escola Moçambicana.Résumé
O presente artigo, O Currículo Local nas escolas moçambicanas: estratégias epistemológicas e metodológicas de construção de saberes locais discute processos de produção, legitimação e integração de saberes locais no currículo nacional em Moçambique. Os saberes locais são apropriações das construções das experiências vividas. Eles constituem uma base para aprendizagem local e são fundamentais para a redução da distância entre cultura científica e a cultura local. O estudo sobre o currículo local consistiu na recolha e sistematização de depoimentos orais dados por testemunhas naturais e residentes nos distritos de Magude (Motaze), Manhiça (Calanga) e Matutuine. Assim, o artigo analisa as formas a partir das quais as populações dos distritos referenciados constroem as suas relações, culturas, histórias, instituições tradicionais e a maneira como dão significado suas vidas. O objectivo do estudo é construir um referencial teórico para abordagem do currículo local na Universidade Pedagógica.Téléchargements
Références
BASÍLIO, G. Os saberes locais e o novo currículo do ensino básico.
Dissertação [Mestrado em Educação] São Paulo/SP: Pontificie Universidade Católica de São Paulo, 2006.
GADAMER, H.G. Verdade e método: traços fundamentais de uma
hermenêutica filosófica. 4ª ed. Petrópolis, Vozes, 2002.
GEERTZ, C. O saber Local: Novos ensaios em antropologia interpretativa.
Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 1997
GODINHO, V. M. Ensaios: humanismo científico e reflexão filosófica.
Lisboa, livraria Sá da Costa, 1971.
SANTOS FILHO, J. C. dos.; GAMBOA, S.A.S. (Org.). Pesquisa educacional:
quantidade –qualidade.4ª ed. São Paulo, Cortez, 2001.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 9ª ed. Porto,
Afrontamento, 1997.
SERRA, C. Ciências cientistas e investigação Manifesto do reencantamento social. Maputo: Imprensa Universitária, 2005.
TORRES, R. M. Educação para Todos: A tarefa por fazer. Porto Alegre:
Tradução de Daisy Vaz de Moraes: Artmed, 2001.