“Nós somos as Geninhas”
extensão, pesquisa e ensino em prol da educação das relações étnico-raciais
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19721Mots-clés :
Educação das relações étnico-raciais, Extensão-Pesquisa-Ensino, Coletivo Geninhas em Movimento, Práxis SankofaRésumé
Considerando a perspectiva da práxis Sankofa, o presente artigo apresenta como foco os debates sobre educação das relações étnico-raciais na educação básica e ensino superior, a partir da Lei Federal n.º 10.639/2003 e os demais documentos orientadores. Assim, o nosso objetivo constitui-se em: compartilhar e analisar as ações de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidas pelo Coletivo Geninhas em Movimento. Esse Coletivo iniciou as suas atividades no ano de 2021 com a participação de docentes e discentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás. Nossa fundamentação teórica está ancorada na epistemologia negra, em especial nas produções acadêmicas de mulheres negras. Os caminhos metodológicos foram demarcados por: estudo do referencial teórico da área; acompanhamento, realização e análises de atividades propostas na educação básica e no ensino superior; além de registros fílmicos e fotográficos. Os resultados apontam que o Coletivo vem desenvolvendo ações que contemplam o tripé extensão, pesquisa e ensino, as quais denotam a importância e necessidade do continuum movimento da práxis Sankofa para que a educação das relações étnico-raciais seja efetivada em âmbito das unidades educativas e instituições de ensino superior.
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