Da ontologia à ecosofia do turismo

Amorosidade e (Auto)transpoiese para o Turismo-Trama do Mundo N’ovo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17779

Mots-clés :

Turismo-Trama, Ecosofia, Amorosidade, (Auto)Transpoies, Mundo N’Ovo

Résumé

O ensaio apresenta reflexões sobre a urgência de desenvolvimento epistemológico-teórico-prático de uma Ecosofia do Turismo, diante das demandas contemporâneas no cenário de caosmose de guerras múltiplas, pandemias, colapso climático e desafios de superação do Antropoceno. A fundamentação teórica é transdisciplinar e holística, envolvendo Epistemologia da Ciência e do Turismo, na composição de Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos; Complexidade, Ecologia dos Saberes e Ecologia; Biologia Amorosa, do Conhecimento e Cultural. As estratégias metodológicas da Cartografia dos Saberes e das Matrizes Rizomáticas são processuais, complexas e plurimetodológicas no plano operacional, envolvendo dimensões: epistemológica, teórica, metódica e técnica. O texto traz, como resultados, reflexões sobre o Turismo e sua deriva histórica. Entre o funcionalismo pragmático desenvolvimentista e o acirramento da crítica do caráter capitalístico, a Ecosofia do Turismo pode nos ajudar a encontrar sinalizadores para o Turismo-Trama – o Turismo em sua dimensão complexa, ecossistêmica, holística – para o Mundo N’Ovo, o Mundo que precisamos ajudar a construir.

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Biographie de l'auteur

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS). Doutorado em Ciências (ECA-USP) Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura do Amazonas (PPGSCA-UFAM).

 

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Publiée

2023-12-20

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BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Da ontologia à ecosofia do turismo: Amorosidade e (Auto)transpoiese para o Turismo-Trama do Mundo N’ovo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17779. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17779. Acesso em: 23 nov. 2024.

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