Educação Primária Rural no Município de Apucarana-PR (1940-1990)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.15322

Mots-clés :

História da educação, Instituições escolares, Escola rural, Apucarana-PR

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar a história da educação rural em Apucarana-PR, entre as décadas de 1940 e 1990, a partir das contribuições da historiografia educacional sobre o tema e das fontes documentais e iconográficas localizadas nos acervos escolares do município. A pesquisa na área de instituições escolares tem se preocupado em reconhecer as peculiaridades locais e os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. Neste sentido, faz-se necessário identificar as escolas primárias rurais no meio apucaranense, reconstituir sua organização e meios de criação, institucionalização e cessação em um contexto de (re) ocupação do território por migrantes e imigrantes. Neste cenário, a escola rural possibilitou a expansão da escolarização primária para a população residente nas áreas rurais, em meio ao processo de modernização do Estado do Paraná. Reconstruir o cenário da educação rural de um município justifica-se pela representação da identidade daquele espaço territorial dotado de cultura e tal cenário pode ser representado por meio dos acervos escolares; para este trabalho de pesquisa, foram visitados alguns locais e eleitos os campos de pesquisa: “Colégio Estadual Santos Dumont” onde esteve lotada a Escola Normal Regional Pestalozzi, o “Colégio Estadual Nilo Cairo” prédio que abriga os documentos da Escola Normal Secundária Ovídio Decroly, “Colégio Agrícola Estadual Manuel Ribas” antiga Escola de Produtores Rurais, Autarquia Municipal de Apucarana” onde está preservada grande parte dos documentos das escolas primárias rurais de Apucarana e “Núcleo Regional de Educação” onde foram encontradas fontes documentais gerais do município tais como livros-ata, registros de professores, matrículas de estudantes, documentos de posse de terrenos, fotografias, registro de imóveis, manuais didáticos, dentre outros. A pesquisa teve como resultado o mapeamento de 90 escolas rurais municipais, duas Escolas Normais e uma escola de trabalhadores rurais e a trajetória destas (construção, institucionalização, cessação e substituição) no contexto histórico, político, geográfico e econômico do município de Apucarana-PR (1940-1990).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gabriela da Silva Sacchelli, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Apucarana – PR – Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutoranda em Educação (UEL).

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Professora Aposentada. Doutorado em Educação (USP). Pós-doutorado em História e Historiografia da Educação (UFU).

Références

AKSENEN, Elisângela Zarpelon Aksenen; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A Educação Rural no Paraná no início do século XX: A Voz dos Documentos Oficiais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017.

APUCARANA. Ficha Diagnóstica da Escola Rural Municipal Ana Nery. Arquivo da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana-PR (1944-1990).

ARAÚJO, José Carlos Souza; VALDEMARIN, Vera Teresa; SOUZA, Rosa Fátima. A Contribuição da Pesquisa em Perspectiva Comparada para a Escrita da História da Escola Primária no Brasil: Notas de um Balanço Crítico. In: SOUZA, Rosa Fátima; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (org.). História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. Aracaju: Edise, 2015. p. 27-41.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. E-book. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109306/ISBN9788579834875.pdf?sequence=1 Acesso em: março de 2020.

BRASIL. Sinopse Estatística do Estado do Paraná. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,1942. n. 4.

CÔRREA, Rosa Lydia Teixeira. Política Educacional no Governo de Moyses Lupion: Aspectos Históricos da Expansão da Primária no Paraná/Brasil (1947 a 1951 e 1956 a 1960). Revista Interacções, Lisboa, n. 40, p. 170-191, 2016.

FURTADO, Alessandra Cristina; SCHELBAUER, Analete Regina; FIGUEIREDO DE SÁ, Elizabeth. Escola primária rural: caminhos percorridos pelos estados de Mato Grosso e Paraná. In: SOUZA, Rosa Fátima; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (org.). História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. Aracaju: Edise, 2015. p. 103-146.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares; SOUZA, Rosa Fátima de. Escolas isoladas e reunidas: a produção da invisibilidade. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 2, p. 229-231, abr./jun. 2016.

HERVATINI, Luciana. A Escola Normal Regional e suas Práticas Pedagógicas: dois retratos de um mesmo cenário no interior do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Estatística. Sinopse Preliminar do Censo Demográfico. VIII Recenseamento Geral – 1970. Rio de Janeiro: IBGE, 1971. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/311/cd_1970_sinopse_preliminar_pr.pdf Acesso em: set. 2020.

LIMA, Rosangela. História do Ensino Primário Rural em Cianorte-PR (1950-1990). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2015.

LIMA, Rosangela; SCHELBAUER, Analete Regina. As Escolas Rurais e a Organização do Ensino Primário em Cianorte-PR (1950-1990). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 16, p. 51-71, mar. 2015.

REVISTA Apucarana. Jubileu de Prata 1944-1969. 1968.

SACCHELLI, Gabriela da Silva. Educação Rural no Município de Apucarana-PR (1940-1990): Espaços, Instituições Escolares e Professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2019.

SCHELBAUER, Analete Regina. Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 18, n. 43, p. 71-91, maio/ago. 2014.

Publiée

2022-03-10

Comment citer

SACCHELLI, Gabriela da Silva; SCHELBAUER, Analete Regina. Educação Primária Rural no Município de Apucarana-PR (1940-1990). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023003, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.15322. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/15322. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua