A concepção de formação continuada nos programas da união e repercussões no âmbito municipal

Auteurs

  • Luciene Martins Ferreira Rocha [SEMED]

Mots-clés :

Formação de professores. Educação básica. Política educacional.

Résumé

Esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: que concepção de formação continuada os programas PRALER e Pró-Letramento trazem e que relação se observa entre o Programa PRALER e o Ideb municipal? E dentre outros apresenta como objetivos a) identificar concepções de formação continuada por meio de estudos bibliográficos; b) descrever os programas PRALER e Pró-letramento e analisar a concepção de formação continuada que trazem; c) identificar quais os programas de formação continuada da União foram executados/desenvolvidos no âmbito municipal; d) analisar a relação entre o Programa PRALER e a variação positiva do Ideb municipal entre 2005 e 2007, em municípios selecionados. Para tanto, realizou-se o estudo dentro de uma abordagem qualitativa. O estudo exigiu uma pesquisa bibliográfica. O campo empírico constituiu-se dos cinco municípios sul-matogrossenses que apresentaram maiores Ideb em 2007. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, e corroboradas pelo registro de anotações e gravações da fala, de questionário com questões abertas e fechadas e dos relatórios parciais da pesquisa “Bons Resultados do Ideb: estudos exploratórios dos fatores explicativos”. Os interlocutores da pesquisa contituiram-se dos gestores (secretários de educação e técnicos) responsáveis pela formação continuada nas Secretarias de Educação dos municípios selecionados. Os resultados apontam que nos Programas PRALER e Pro-Letramento a concepção de formação continuada é desenvolvimento profissional, mas, fundamentado na racionalidade prática. O Programa PRALER não teve adesão nos municípios investigados, consequentemente não há relação destes com os resultados do IDEB.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2012-01-13

Comment citer

ROCHA, Luciene Martins Ferreira. A concepção de formação continuada nos programas da união e repercussões no âmbito municipal. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.188, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1526. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Teses e Dissertações