Desenvolvendo abordagens de ensino para conceitos de cálculo diferencial e integral com Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9450Palabras clave:
GeoGebra. Cálculo e diferenciabilidade.Resumen
Este artigo apresenta abordagens de ensino para função, continuidade, diferenciabilidade e equações diferenciais. Quatro abordagens para conceitos de cálculo foram desenvolvidas função, diferenciabilidade continuidade e equação diferencial. Para o conceito de função, mostramos exemplos de funções definidas por várias sentenças e uma função, definida por uma sentença cuja gráfico é uma curva não contínua. Os conceitos de continuidade e diferenciabilidade são explorados pela noção de local retidão que ajuda a desenvolver uma conceituação formal e isso é enfatizado em um exemplo de uma função continua e não diferenciável em todos os pontos. O conceito de equação diferencial, y' = f (x, y), é explorado por meio de uma abordagem qualitativa, na qual a busca das soluções da equação começa a partir da análise de seu campo de direções. O ensino de Cálculo requer o uso de materiais que ofereça suporte a aprendizagem. Os materiais apresentados neste artigo cumprem esse requisito e são preparados com referência aos elementos teóricos destinados por uma área de especialista para essa finalidade. Essas abordagens de ensino trazem, em sua formatação, marcas da Gênese Documental como um meio de colaborar com a ampliação do conjunto de recursos para a sala de aula e de constructos teóricos de Tall, com vistas ao favorecimento da formação de conceitos matemáticos. Além disso, é possível identificar ferramentas, comandos e funções predefinidas do GeoGebra, que permitem o desenvolvimento de materiais didáticos que sejam significativos para o ensino e a aprendizagem de conceitos abordados no ensino superior, especialmente o cálculo diferencial e integral.Descargas
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