Memorial académico para profesora titular

narrativa de sí en travesía profesional

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19719

Resumen

A carreira de professor universitário na Universidade Federal de Goiás (UFG) segue a Resolução n.º 18 de 2017, que trouxe avanços para a promoção ao cargo de Titular. Antes, essa ascensão era limitada, envolvia perda de direitos trabalhistas e intensa competição. Agora, candidatos podem apresentar uma tese inédita ou um Memorial descritivo em uma seleção pública.

A opção pelo Memorial reflete o desejo de contar a própria história, alinhando experiência pessoal e rigor acadêmico. O conceito de Memorial, diferentemente da tese, remete à memória e à conservação do conhecimento adquirido. Pensadores como Abbagnano, Benjamin e Adorno apontam a memória como um instrumento de reflexão e construção da identidade. Benjamin, por exemplo, vê a narrativa como meio de transmitir experiências e manter a tradição viva.

Elaborar um Memorial é um desafio, pois combina história pessoal e análise acadêmica, exigindo autorreflexão e crítica. A subjetividade pode gerar contradições, mas também permite um olhar profundo sobre a trajetória profissional. Inspirado por pensadores como Adorno, Benjamin, Marx e Freud, o processo se torna uma exploração do “eu epistêmico” e sua relação com a academia. Assim, o Memorial é mais que um requisito formal: é um exercício de identidade e maturidade acadêmica.

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Biografía del autor/a

Silvia Rosa da Silva Zanolla, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e, Pós-doutorado em Ciências Sociais e Humanas (UAC-PT). É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), atuando na graduação em Psicologia e na pós-graduação em Educação, com experiência em pesquisas com ênfase em Psicologia Social e Educacional a partir da abordagem Teórico crítica da Escola de Frankfurt. 

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva. Memorial académico para profesora titular: narrativa de sí en travesía profesional. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024030, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19719. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19719. Acesso em: 5 dic. 2025.