Currículo e materiais didáticos para a educação escolar indígena no Brasil

Autores/as

  • Marta Coelho Castro Troquez Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11102

Palabras clave:

Educação escolar indígena. Materiais didáticos. Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena.

Resumen

Este artigo procura analisar a proposta de produção de livros e materiais didáticos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena publicado pelo MEC em 1998. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos do campo do currículo e de procedimentos metodológicos da análise documental. Para tal, são analisadas, sobretudo, as falas dos professores indígenas registradas no Referencial, tomado como principal documento de análise. Os resultados mostram que os livros didáticos e materiais didáticos propostos à época privilegiaram a sistematização de saberes próprios/indígenas, que é uma das condições da escola indígena. Contudo, há um desafio a ser superado, que é a elaboração e a publicação de livros e materiais didáticos diferenciados e interculturais em que os conhecimentos indígenas e os conhecimentos escolares não indígenas sejam contemplados.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Currículo e materiais didáticos para a educação escolar indígena no Brasil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 208–221, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11102. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/11102. Acesso em: 16 jul. 2024.