Princípios de design para um ensino de Ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11101Palabras clave:
Educação Ambiental. Educação CTSA. Questões Sociocientíficas.Resumen
A educação científica tem sido promovida de forma descontextualizada dos pontos de vista histórico, filosófico e social, além de disseminar as concepções hegemônicas acerca do consumismo e da degradação ambiental. Contudo, estamos vivendo um momento de crise ambiental, que está diretamente relacionada à forma como utilizamos a natureza. Enfrentar esse desafio e mitigar seus efeitos é modificar as relações de exploração entre os indivíduos e os recursos do planeta, sendo uma transformação profundamente ética. Para isso, utilizamos como ferramenta de ensino as questões sociocientíficas, pois, além de permitir esta abordagem contextualizada, também propicia uma abordagem inter ou transdisciplinar do tema tratado. Nossa pesquisa está fundamentada nos referenciais de design educacional e no modelo STEPWISE, além dos referenciais de história e filosofia da ciência, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, questões sociocientíficas e ensino de ética. O presente trabalho, visa, portanto, discutir o quadro teórico, o contexto de pesquisa e a sistematização dos princípios de design que orientarão a construção de uma sequência didática sobre aquecimento global no ensino de biologia, os quais têm o potencial de fomentar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos científicos para ações sociopolíticas por estudantes da educação básica.