Cotidiano e materialidade da escola primária oitocentista: ruídos entre público e privado

Autores/as

  • Valdeniza Maria Lopes da Barra Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10258

Palabras clave:

Escola. Instrução primária. Casa.

Resumen

Eis aqui a reunião de um conjunto de fatos “miúdos” cujas marcas são pinçadas no curso do século XIX, com vistas a pensar a implementação da escola primária. Embora a ênfase seja sobre a escola de Goiás, de vez em quando, como forma de alicerçar o entendimento, chamar-se-á evidências da escola primária da de São Paulo ou outras pistas, de escala nacional, num movimento que, nos seus limites, cuida da relação entre singularidade e totalidade. Face a este conjunto, o esforço de identificar o que está nas ordens da repetição e do acontecimento. Este último, o acontecimento, segundo Braudel (1995) se acredita “único” e se associa à instantaneidade.  Enquanto certos atos ou fatos se repetem e, em acontecendo, tornam-se generalidade ou estrutura. Inscritos no “rés do chão”, na “zona opaca” - o cotidiano - a repetição de fatos miúdos guarda em si, a “força da inércia” e se revela na capacidade de invadir diferentes níveis da sociedade, portanto, uma “obreira da história” que não se pode menosprezar. Em síntese, é esta a senha de acesso ao movimento de instituição da especificidade do espaço físico da escola primária no curso do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisas. Revista USP, n. 65. São Paulo: USP, 1990-1991. Disponível em: file:///D:/Usuários/Valdeniza/Desktop/AZANHA_1990.pdf, acesso 05/11/2017.

BARRA, Valdeniza Maria da Barra. Briga de vizinhos: um estudo dos processos de constituição da escola pública de instrução primária na Província Paulista (1853-1889). TD. São Paulo: PUC, 2005.

BARRA, Valdeniza Maria da Barra. O lugar da escola primária goiana entre os séculos XIX e XX. In: CASTRO, Cesar Augusto e CASTELLANOS, Samuel L. V. (Org.). A escola e seus artefatos culturais. São Luis: EDUFMA, 2013, p. 107-140.

BARRA, Valdeniza Maria da Barra. Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola pública paulista do século XIX. Goiânia: Cegraf/UFG, 2016.

BRETAS, Genesco. História da instrução pública em Goiás. Goiânia: Cegraf/UFG, 1991.

BRAUDEL, Fernand. As estruturas do cotidiano: o possível e o impossível. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FARIA FILHO, L. M. de e VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação. SP/Campinas: Autores Associados, 2000.

FARIA FILHO, L. M. de e VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. São Paulo/Campinas: Autores Associados, 2005. p. 41-71.

Folha de pagamento de aluguéis e expediente das aulas de instrução primária da província. Tesouraria da Fazenda Provincial, sob responsabilidade de João Baptista Carneiro. Série: Relação da documentação manuscrita, datilografada e impressa. Referência n. 0521 AHE-GO.

LEI n. 631 do Ensino Primário, Goiás, 1918. AHE-GO.

PINTO, Luiz M. da S. Diccionario da Lingua Brasileira. Goiânia: Sociedade Goiana de Cultura/Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central: Centro de Cultura Goiana, 1996. Edição facsimilada publicada em 1832.

Primeira Lei Goiana sobre Instrucção Primaria, 1835. Bretas, 1991.

Regulamento sobre a Instrucção Primaria, 1856. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Regulamento da Instrução Pública e Particular da Província de Goias, 1869. AHE-GO.

Regulamento para a Instrucção Primaria da Provincia de Goyaz, 1887. AHE-GO.

Regulamento da Instrucção Primaria, Goiás, 1900. AHE-GO.

SILVA, Nancy Ribeiro de Araújo e. Tradição e inovação educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975.

VALDEZ, Diane. Livros para o expediente das aulas primárias na Província de Goiás (1850-1890). In: BARRA, V. M. L. da. Estudos de história da educação de Goiás (1830-1930). Goiânia: Editora da PUC-GO, 2011. p. 115-130.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Cotidiano e materialidade da escola primária oitocentista: ruídos entre público e privado. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 24, p. 84–96, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i24.10258. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/10258. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Impressos, Infância e Instituições Escolares na História da Educação da Região Centro-Oeste do Brasil"