Uma análise do conceito de interdisciplinaridade no ensino CTS brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11020Keywords:
Interdisciplinaridade. Educação CTS. Ensino de ciências.Abstract
Pensar na área de CTS requer um olhar interdisciplinar para a apreensão da realidade estudada, isso porque a raiz do estudo CTS está diretamente ligada à multiplicidade de olhares, assim como preconiza a interdisciplinaridade. Nesse sentido, torna-se importante compreender como os autores da área de ensino CTS apreendem a definição de interdisciplinaridade. Desta forma, este artigo, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o conceito de interdisciplinaridade presente nos artigos sobre ensino CTS em periódicos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados 323 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de ensino e educação, indexadas com Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados de 1996 a 2018. A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se, neste conjunto, trabalhos relacionados à interdisciplinaridade, resultando em 13 artigos que apresentam e/ou indicam o conceito, a visão de interdisciplinaridade e que constituíram o objeto deste trabalho. Através da pesquisa, foi possível categorizar as visões de interdisciplinaridade em três categorias, a saber: integração, cooperação e pressupostos freirianos. Nesse sentido, cabe ressaltar que a maioria dos autores entendem a interdisciplinaridade como integração seja das áreas ou das diversas dimensões do conhecimento.