A negativa do direito à educação infantil pelos tribunais de justiça do Brasil

Authors

  • Barbara Cristina Hanauer Taporosky Universidade Federal do Paraná
  • Adriana A. Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9435

Keywords:

Educação infantil. Direito à educação. Judicialização.

Abstract

O presente artigo objetiva analisar os fundamentos das decisões proferidas pelos Tribunais de Justiça do Brasil em ações coletivas nas quais se requer o direito à educação infantil e os pedidos são negados. Realiza-se uma breve análise da evolução história deste direito no Brasil. Na sequência, analisam-se os fundamentos de 37 decisões selecionadas, no período compreendido entre outubro de 2005 e julho de 2016. Os principais fundamentos adotados apresentam a educação infantil como norma programática, a aplicabilidade da teoria da reserva do possível, a impossibilidade de interferência no orçamento público, a ofensa ao princípio da separação dos poderes,a discricionariedade administrativa, a inexistência de estrutura física necessária ao cumprimento do direito pelo Poder Público, seu não reconhecimento como direito coletivo e, ainda, outras questões relacionadas a questões processuais, tais como o não cumprimento dos requisitos para a concessão da tutela antecipada ou a ausência de comprovação da omissão administrativa. Nas considerações finais, indica-se que embora o direito à educação infantil já esteja declarado no ordenamento jurídico brasileiro e enquanto um direito é passível de ser exigido judicialmente, o Poder Judiciário tem se mostrado retroativo para na requisição de sua garantia via judicial.

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Published

2018-08-31

How to Cite

TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer; SILVEIRA, Adriana A. Dragone. A negativa do direito à educação infantil pelos tribunais de justiça do Brasil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 35–53, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9435. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9435. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: DIREITO À EDUCAÇÃO: DA PREVISÃO À CONCRETIZAÇÃO