Desigualdades no Estado do Rio Grande do Sul: análise de indicadores sociais e educacionais
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.15229Abstract
O presente artigo busca contribuir com investigações acerca da realidade socioeconômica e a sua influência no contexto educacional. A problemática deste estudo se fundamenta numa análise entre os indicadores educacionais e indicadores socioeconômicos e evidencia que há uma relação diretamente proporcional entre uma dimensão e outra. A referida análise dos dados busca comparar os municípios situados na fronteira e aqueles situados na região central e serrana do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi de coleta e análise de dados a partir de fontes oficiais tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2013) e o Instituto Nacional de pesquisas em Educação Anísio Teixeira – INEP (MEC, 2013). A análise foi realizada a partir dos conceitos de capital cultural, configurações familiares, educação e desenvolvimento econômico. Os resultados demonstram que há uma intrínseca relação entre indicadores sociais e educacionais bem como uma clara disparidade entre a fronteira e região central do Estado. O desafio que se coloca é a urgente necessidade de políticas públicas que venham promover uma igualitária distribuição de renda, bem como um justo e equitativo desenvolvimento socioeconômico entre as regiões do Estado.