Teacher training at the university: teaching, research and extension

Authors

  • Renata Machado de Assis [UFG]
  • Naiêssa Araújo Bonifácio [UFG]

Keywords:

university, teacher training, production of knowledge

Abstract

This paper presents part of the theoretical basis of research carried Campus Jataí, Federal University of Goiás, which investigated the scientific students' degree course in Physical Education. In the cutting, shown here, we focus on the University as an institution role (though not decisive) in the training of students, by providing them with substantial growth not only professional but also personal. This can be made possible through the articulation between education, research and extension. We can not deny the importance of knowledge production at the university, and its relevance in training, specifically in the case of degree courses, which aim to contribute to the education of teachers who will join the teaching career and will have to deal with diversity and, before that, build your practice contextualized teaching, according to the situations encountered.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.).

O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas:

Papirus, 2001. p. 55 – 69.

ARAGÃO, M. G. S. et al. Projeto político pedagógico para o curso de

Educação Física: caminhos percorridos. In: Anais do XI Congresso

Brasileiro de Ciências do Esporte. Florianópolis - SC, 1999.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições

Loyola, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação:

Lei (9394/96). Apresentação de Carlos Roberto Jamil Cury. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

BRZEZINSKI, I. Licenciaturas – qualidade, interdisciplinaridade e verticalidade do saber na formação inicial e continuada de professores. In.: BRZEZINSKI, I; (Org.). Formação de professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996a. p. 63-78.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca

e movimento. Campinas: Papirus, 1996b.

CALAZANS, M. J. C. A iniciação científica: um aprendizado do trabalho

científico da realidade social. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Conhecimento

educacional e formação do professor: questões atuais. São Paulo: Papirus, 1994. p. 61 - 70.

CHAVES, M.; GAMBOA, S. S. Prática de ensino: formação profissional e

emancipação. Maceió: EDVFAL, 2000.

COÊLHO, I. M. Formação do educador: dever do estado, tarefa da

universidade. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da (Orgs.).

Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 17 - 43.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2003.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez,

FÁVERO, M. de L. de A. Produção e apropriação do conhecimento da

universidade. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Conhecimento educacional e

formação do professor: questões atuais. São Paulo: Papirus, 1994. p. 53-70.

GARCIA, R. L. O papel social da universidade e sua repercussão na

formação de professores. Revista Movimento: Revista da Faculdade de

Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói: PP & A, nº 2 ,

setembro, 2000. p. 67 - 79.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e

movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.

GORI, R. M. de A. A inserção do professor iniciante de Educação Física na

escola. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e

profissão. Campinas: Papirus, 2004.

KRUG, D. F. A formação de profissionais em Educação Física. In: Anais do

XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Florianópolis, setembro,

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar:

políticas, estrutura e organização. São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, M. A pesquisa na formação do professor. Campinas, SP: Papirus,

LÜDKE, M. A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, I. C. A.(Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento.

Campinas: Papirus, 1997. p. 111 - 120.

LÜDKE, M. Formação inicial e construção da identidade profissional de

professores do primeiro grau. In: Anais VIII ENDIPE, Florianópolis: INEP,

a. V. II, p. 311-322.

LÜDKE, M. Os professores e sua socialização profissional. In: REALI, A.

M. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs.). Formação de professores:

tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996b, p. 25-46.

LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de

Pesquisa, São Paulo, n.99, p. 05-15, 1996c.

MENEZES, L. C. de. Políticas de formação de professores: a universidade

em questão. In: LISITA, V. M. S. S. (Org.). Formação de professores:

políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 35 - 41.

PAIVA, A. C. de; TAFFAREL, C. N. Z. Profissionais da educação física e

esportes: formação e prática – uma análise da produção acadêmica de 1996 a 2001. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Caxambu, outubro, 2001. CD-ROM.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. La función y formación del profesor/a en la

enseñanza para la comprensión. Diferentes perspectivas. In: GIMENO

SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender y transformar la

enseñanza. Madrid: Morata, 1992. p. 398-427.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação

profissional dos professores. In.: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor.

Porto: Porto Editora, 1995, p. 61-92.

SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e

pesquisa. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na

prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 11 – 26.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In.:

NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom

Quixote, 1992.

SILVA, M. S. da. Formação profissional em Educação Física: profissionalidade e saberes. FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu, v.75, edição especial, p. 22 – 25, 2005. Disponível em: http://www.boletimef.org/?canal=12&file=1224. Acesso em: 04/08/2006.

SILVA, V. R. Projetos de extensão e formação profissional na licenciatura

em Educação Física. Jataí-GO: CAJ/UFG, 2001. Monografia (Licenciatura

em Educação Física) – Curso de Educação Física, Campus Jataí,

Universidade Federal de Goiás, 2001.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de 3º Grau. São

Paulo: Pioneira, 1996.

VENTORIM, S. A formação do professor e a relação ensino e pesquisa no

estágio supervisionado em Educação Física. In: CAPARRÓZ, F. E. (Org.).

Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Vitória:

Proteoria, 2001. p. 93 - 114.

Published

2012-01-13

How to Cite

ASSIS, Renata Machado de; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. Teacher training at the university: teaching, research and extension. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.36–50, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1515. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê