A manualística na Espanha: duas décadas de pesquisa (1992-2011)

Autores

  • Augustín Escolano Benito Centro Internacional de la Cultura Escolar - Ceince. Universidad de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7452

Resumo

Este artigo examina as origens e o desenvolvimento da manualística na Espanha em conexão com o giro etnográfico operado na recente historiografia da educação e os enfoques a ela transferidos pela história cultural e por outros condicionamentos contextuais. Analisa os marcos mais relevantes desse quadro, na última década do século XX e primeira do XXI, período de construção do campo acadêmico da manualística na Espanha, assim como as materializações de uma nova corrente em projetos de investigação, reuniões científicas, publicações, exposições e relações internacionais. Oferece também um balanço das questões temáticas abordadas em uma relação de trabalhos realizados por pesquisadores do Centro Internacional de Cultura Escolar (CEINCE) durante o último quinquênio. O trabalho oferece, finalmente, alguns pontos críticos de reflexão para repensar a pesquisa sobre manuais escolares efetuada nas décadas delimitadas e para orientar possíveis novos desenvolvimentos.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

BENITO, Augustín Escolano. A manualística na Espanha: duas décadas de pesquisa (1992-2011). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 6–29, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7452. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/7452. Acesso em: 22 dez. 2024.