A educação de surdos contada por meio de selos postais

Autores

  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lucia Helena Reily

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i19.6986

Resumo

A educação de surdos, que ascende ao cenário histórico a partir do século XVI, foi documentada de diferentes formas e em diversos meios por uma série de autores e/ou partícipes de diferentes países. Os personagens e eventos relativos à trajetória da educação dos surdos ganharam representação em ilustrações, estátuas, e também no cinema, entre outros. Dentre os variados suportes que configuram simbolicamente a história da surdez, temos a documentação filatélica, mais especificamente, o selo postal comemorativo. O objetivo deste estudo bibliográfico e documental é o de verificar como a história da educação de surdos foi reproduzida nos selos postais de países da América e da Europa, nos séculos XX e XXI. O método utilizado na pesquisa contemplou o levantamento de selos online relacionados à deficiência em geral e à educação de surdos especificamente. Os selos foram localizados em coleções acessadas online, sendo agrupadas e analisadas segundo: 1) personalidades envolvidas com o ensino do surdo, 2) eventos  realizados, 3) recursos utilizados no atendimento e 4) língua de sinais. Ainda que os selos postais não permitam vislumbrar como se deram os processos de constituição histórica de educação de surdos nos vários países representados, o estudo evidencia a valorização do campo por meio de alguns marcos significativos que os países elencaram como destaque.

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Publicado

2017-04-02

Como Citar

SOFIATO, Cássia Geciauskas; REILY, Lucia Helena. A educação de surdos contada por meio de selos postais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 19, p. 6–18, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i19.6986. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/6986. Acesso em: 17 nov. 2024.