O COMPÊNDIO DE PEDOLOGIA E PROCESSOS DE CIVILIDADE DA MENINICE: PEDAGOGIA E CORPO

Autores

  • Ricardo de Figueiredo Lucena Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mariza de Oliveira Pinheiro

Resumo

A idéia central deste estudo é abordar o processo de civilidade da fase infantil, através da análise do Compendio de Pedologia, de autoria do Monsenhor Pedro Anísio, editado em 1937. A intenção é tecer uma reflexão acerca da construção da educabilidade do corpo e das bases fundadoras das condutas disciplinadoras desta época, destinadas à meninice. Neste sentido, o objetivo é analisar as representações contidas no Compendio, que evidenciam as transformações sócio-culturais, por qual passou o corpo pueril. E, conseqüentemente, compreender, os processos de controle social, ou seja, quais as condutas disciplinadoras, ou os códigos de condutas que influenciaram a construção da auto-imagem da meninice? Para abordar a perspectiva acerca do processo de civilidade da meninice e das condutas disciplinares, contidas no Compendio de Pedologia, a obra de Norbert Elias, constitui-se em importante fonte de inspiração.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

LUCENA, Ricardo de Figueiredo; PINHEIRO, Mariza de Oliveira. O COMPÊNDIO DE PEDOLOGIA E PROCESSOS DE CIVILIDADE DA MENINICE: PEDAGOGIA E CORPO. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 31–39, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5888. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS