Pensamento intelectual de Estevão de Mendonça no quadro Chorographico de Matto-Grosso (1906)

Autores

  • Aparecido Borges da Silva

Palavras-chave:

História da Educação. Livro Didático. Mato Grosso. Estevão de Mendonça.

Resumo

Os intelectuais mato-grossenses, entre o final do século XIX e início do XX, perguntavam-se se Mato Grosso seria capaz de civilizar-se; se a exploração das riquezas naturais do território o elevaria à condição de um paraíso moderno no interior do Brasil. Enquanto as obras de viajantes estrangeiros e de intelectuais e dirigentes brasileiros apresentavam o Estado como uma terra distante, de difícil acesso, de esparsa população violenta e incivilizada, os intelectuais locais buscavam elaborar uma imagem positiva sobre a região e seus habitantes. Nesta tarefa destacou-se Estevão de Mendonça, o pioneiro na construção de uma imagem positiva do território e da gente mato-grossense, que contrariasse aquelas produzidas no litoral do país e que pudesse ser apropriada em sala de aula. Este artigo objetivou destacar a importância de seu livro didático, o Quadro Chorographico de Matto-Grosso (1906), e suas contribuições para a história da educação no estado, por se tratar do primeiro compêndio de corografia da região. O livro didático de Estevão de Mendonça permite perceber a emergência de um pensamento intelectual marcado por uma sensibilidade social que traduz, em meio a tantas maledicências sobre Mato Grosso, marcado por uma escrita primorosa, os interesses e anseios das elites mato-grossenses.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

DA SILVA, Aparecido Borges. Pensamento intelectual de Estevão de Mendonça no quadro Chorographico de Matto-Grosso (1906). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 4–16, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5528. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO