Pensamento intelectual de Estevão de Mendonça no quadro Chorographico de Matto-Grosso (1906)
Palavras-chave:
História da Educação. Livro Didático. Mato Grosso. Estevão de Mendonça.Resumo
Os intelectuais mato-grossenses, entre o final do século XIX e início do XX, perguntavam-se se Mato Grosso seria capaz de civilizar-se; se a exploração das riquezas naturais do território o elevaria à condição de um paraíso moderno no interior do Brasil. Enquanto as obras de viajantes estrangeiros e de intelectuais e dirigentes brasileiros apresentavam o Estado como uma terra distante, de difícil acesso, de esparsa população violenta e incivilizada, os intelectuais locais buscavam elaborar uma imagem positiva sobre a região e seus habitantes. Nesta tarefa destacou-se Estevão de Mendonça, o pioneiro na construção de uma imagem positiva do território e da gente mato-grossense, que contrariasse aquelas produzidas no litoral do país e que pudesse ser apropriada em sala de aula. Este artigo objetivou destacar a importância de seu livro didático, o Quadro Chorographico de Matto-Grosso (1906), e suas contribuições para a história da educação no estado, por se tratar do primeiro compêndio de corografia da região. O livro didático de Estevão de Mendonça permite perceber a emergência de um pensamento intelectual marcado por uma sensibilidade social que traduz, em meio a tantas maledicências sobre Mato Grosso, marcado por uma escrita primorosa, os interesses e anseios das elites mato-grossenses.Downloads
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