Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará

Autores

  • Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
  • Antonio Chizzotti

Palavras-chave:

Gestão da Educação, Participação, Política Educacional

Resumo

Tendo  como  recorte  as  discussões  sobre  a  gestão  da  educação  e  sua relação  com  a Escola Campeã,  hoje  denominado Programa Rede Vencer,  este  artigo procura  refletir  sobre  a  gestão  dessa  política  educacional  proposta  para  a  sociedade altamirense,  no  sentido  de  analisar  se  as  estratégias  e  ações  adotadas  pela  SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos,  dos  professores,  diretores,  pais,  e  a  comunidade  local  no  processo  de  sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente  estudo  centrou-se  na  pesquisa  qualitativa  (CHIZZOTTI,  2006)  e  em  alguns princípios  da  análise  do  discurso,  tendo  como  suporte  teórico  autores  como Oliveira (2002,  2004),  Ferreira  (2004),  Paro  (1998,  2001),  Lima  (2001).  Este  trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade  escolar  e  externa  em  sua  definição  e  implementação,  ainda,  uma  gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.

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Como Citar

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; CHIZZOTTI, Antonio. Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.63–78, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2148. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê