Da escola campeã ao programa Rede Vencer: um olhar sobre suas repercussões na gestão e na organização curricular e pedagógica da educação municipal em Altamira-Pará
Palavras-chave:
Gestão da Educação, Participação, Política EducacionalResumo
Tendo como recorte as discussões sobre a gestão da educação e sua relação com a Escola Campeã, hoje denominado Programa Rede Vencer, este artigo procura refletir sobre a gestão dessa política educacional proposta para a sociedade altamirense, no sentido de analisar se as estratégias e ações adotadas pela SEMEC possibilitaram tanto a melhoria da qualidade do ensino local quanto a participação dos alunos, dos professores, diretores, pais, e a comunidade local no processo de sua implantação e implementação no período de 2001 a 2005 no município de Altamira. O presente estudo centrou-se na pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e em alguns princípios da análise do discurso, tendo como suporte teórico autores como Oliveira (2002, 2004), Ferreira (2004), Paro (1998, 2001), Lima (2001). Este trabalho evidenciou o caráter centralizante na forma de gerir a política educacional ao ignorar a comunidade escolar e externa em sua definição e implementação, ainda, uma gestão centrada em um modelo racional/burocrático, fundamentada no controle dos resultados de desempenhos, o que favorece a concentração das decisões no âmbito da SEMEC e da própria Prefeitura Municipal e, conseqüentemente, o afastamento e alheamento dos sujeitos escolares e da sociedade.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Experiências de Inovação Educativa: o currículo na
prática escola. In: MOREIRA, Antonio F. B. (org.). Currículo: políticas e
práticas. – 5ª Ed. – Campinas, SP: Papirus, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18ª ed.
Atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1998.
_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394,
de 20 de Dezembro de 1996.
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado para a Cidadania: a
Reforma Gerencial na perspectiva internacional. São Paulo: Ed. 34; Brasília: ENAP, 2004.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e
Sociais. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FERREIRA, Naura Syria. Gestão Democrática da Educação:
ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura Syria
Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da Educação:
impasses, perspectivas e compromissos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
FONSECA, Marília. A Gestão da Educação Básica na ótica da cooperação
internacional: um salto para o futuro ou para o passado. In: VEIGA, Ilma P. A.; FONSECA, Marília (orgs). As dimensões do projeto políticopedagógico: Novos desafios para a escola. 3ª ed., Campinas, SP: Papirus, 2004.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Jornal Educação em -Cena. Ano 1,
número 1, outubro de 2005.
LIMA, Licínio C. A Escola como organização educativa: uma abordagem
sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.
__________.Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a
governança democrática da escola pública. São Paulo: Cortez: Instituto
Paulo Freire, 2000.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Mudanças na Organização e na Gestão do
Trabalho na Escola. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; FELIX ROSAR,
Maria de Fátima. (Orgs.) Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
__________ A Gestão Democrática da Educação no Contexto da Reforma
do Estado. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia
Ângela da S. (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e
compromissos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
OLIVEIRA, João Batista de Araújo e Colaboradores. Programas de
Alfabetização – Se Liga; Programa de Aceleração – Acelera Brasil. Manual
de Operacionalização. São Paulo: Global, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre a Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
_____________. Gestão democrática da escola pública. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1998.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIR /SEMEC. Relatório Final do
Município de Altamira – Programa Escola Campeã, 2001 a 2004.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. – 3ª
Ed. – Porto Alegre: ArtMede, 2000.