Dialogicidade e formação humana em Paulo Freire
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19709Mots-clés :
Formação, Educação, Escola, Diálogo, EmancipaçãoRésumé
Este estudo investiga a educação sob uma perspectiva fenomenológica, como práxis de intencionalidade e dimensão cultural, humana e ético-política. Visa contribuir para o debate crítico, contrapondo-se a interpretações empiristas que determinam a educação bancária baseada na negação do diálogo e assentada na dicotomia entre opressor e oprimido. O artigo apresenta o conceito de dialogicidade e evidencia o caráter humanista, bem como a centralidade do diálogo no pensamento pedagógico de Paulo Freire voltado para a formação de sujeitos autônomos, capazes de questionar o instituído buscando a criação de uma sociedade fundada na justiça e na igualdade. O texto demonstra que o diálogo é o elemento provocador que nos leva a interrogar a natureza e a finalidade da educação, permitindo-nos afirmar que ela só será libertadora na medida em que assumir o compromisso de servir ao bem comum como um projeto político, democrático e civilizatório. Para isso, deve transcender o mero exercício profissional e não se restringir a interesses particulares.
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