Dialogicidade e formação humana em Paulo Freire

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19709

Mots-clés :

Formação, Educação, Escola, Diálogo, Emancipação

Résumé

Este estudo investiga a educação sob uma perspectiva fenomenológica, como práxis de intencionalidade e dimensão cultural, humana e ético-política. Visa contribuir para o debate crítico, contrapondo-se a interpretações empiristas que determinam a educação bancária baseada na negação do diálogo e assentada na dicotomia entre opressor e oprimido. O artigo apresenta o conceito de dialogicidade e evidencia o caráter humanista, bem como a centralidade do diálogo no pensamento pedagógico de Paulo Freire voltado para a formação de sujeitos autônomos, capazes de questionar o instituído buscando a criação de uma sociedade fundada na justiça e na igualdade. O texto demonstra que o diálogo é o elemento provocador que nos leva a interrogar a natureza e a finalidade da educação, permitindo-nos afirmar que ela só será libertadora na medida em que assumir o compromisso de servir ao bem comum como um projeto político, democrático e civilizatório. Para isso, deve transcender o mero exercício profissional e não se restringir a interesses particulares.

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Bibliographies de l'auteur

Evandson Paiva Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Filosofia. Mestre e Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.

Silvana Bollis, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

FERREIRA, Evandson Paiva; BOLLIS, Silvana. Dialogicidade e formação humana em Paulo Freire. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024022, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19709. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19709. Acesso em: 5 déc. 2025.