A Base Nacional Comum Curricular e a gestão por resultados

o ideal empresarial na educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19683

Palavras-chave:

Educação pública, Gestão por resultados, Base Nacional Comum Curricular, Fundação Lemann

Resumo

Considerando o contexto da elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na década entre 2010 e 2020, este artigo problematiza a participação da Fundação Lemann como uma das articuladoras desse processo. Objetivando desvelar esta parceria público-privada, busca-se conhecer e analisar as aproximações entre a Fundação Lemann e a BNCC. A pesquisa exploratória, de cunho documental, pautou-se no materialismo histórico-dialético. Da análise, buscou-se os relatórios anuais da Fundação Lemann e textos introdutórios da BNCC, além de artigos de opinião em revistas e jornais on-line e a legislação educacional. A análise apontou que a participação da Fundação nas políticas educacionais se fortaleceu, além da parceria público-privada, promovendo a prática de gestão gerencialista. Na aparência, busca a qualidade da educação nacional conforme preconiza o Movimento Todos pela Educação, porém, na essência, o seu interesse é o do mercado, formando trabalhadores com habilidades e competências técnicas. Quanto à BNCC as ações que culminaram na sua homologação partem de uma visão ideológica particular da própria Fundação Lemann de como a sociedade deve funcionar, considerando um projeto de sociedade regulado pelo corporativismo empresarial, pela meritocracia e pelo empreendedorismo orientado por pressupostos gerencialistas de educação.

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Biografia do Autor

Leislainy Moraes Castro, Universidade Federal de Goiás

Professora de Educação Infantil e atualmente cursando mestrado em Educação na Universidade Federal de Goiás.

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Professora Associada 1, atua como docente na Universidade Federal de Jataí, GO.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

CASTRO, Leislainy Moraes; RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. A Base Nacional Comum Curricular e a gestão por resultados: o ideal empresarial na educação pública. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024008, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19683. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19683. Acesso em: 18 mar. 2025.