Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010

Autores

  • Iara Mora Longhini Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Contexto histórico

Resumo

Este texto objetiva traçar um panorama histórico sobre o ensino de Biologia, no Brasil, no período de 1970 a 2010. Para tanto, ele está dividido por décadas a fim de se destacar fatos considerados fundamentais no ensino deste componente curricular. A década de 1970 tem seu enfoque na experimentação e na vivência do método científico; a década de 1980 é caracterizada pelos processos de investigação científica e a formação de habilidades cognitivas e sociais. As diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio marcam a década de 1990 e os parâmetros curriculares mais ensino médio e as orientações curriculares nacionais para o ensino médio caracterizam a primeira década do século XXI.

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Biografia do Autor

Iara Mora Longhini, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta I da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Educação para Ciência e Doutora em Educação. Leciona as disciplinas didática geral, nos cursos de licenciatura e estágio supervisionado, no curso de Pedagogia.

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Publicado

2012-12-27

Como Citar

LONGHINI, Iara Mora. Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.56–72, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1801. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê