A Lei 12.711/2012 e o racismo

Estratégias e controvérsias na implantação das comissões de Heteroidentificação nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17399

Palavras-chave:

Heteroidentificação, Racismo, Lei 12.711/2012, Institutos Federais

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma revisão sistemática da literatura, analisando as produções científicas relacionadas à implementação das Comissões de Heteroidentificação nos Institutos Federais, bem como as estratégias e controvérsias relacionadas à égide da ação afirmativa homologada pela Lei 12.711/12. Entende-se que essas comissões representam instrumentos de garantia e fiscalização da efetividade dessa política pública, assegurando os direitos das pessoas negras e pardas como beneficiárias dessa ação afirmativa. Para tanto, foi conduzido um levantamento de produções científicas nas bases de dados Web Of Science Clarivates e Biblioteca Digital de Teses e dissertações (BDTD), com o descritor “Heteroidentificação”, tendo como fator de inclusão trabalhos em língua portuguesa dos últimos cinco anos. Conclui-se que as bancas de heteroidentificação nos Institutos Federais desempenham um papel crucial na garantia dos direitos e na mitigação das fraudes no processo de ingresso nessas instituições públicas. Entretanto, é imprescindível aprofundar o debate sobre a categoria “pardo”, ou seja, o(a) negro(a) de pele clara, que suscita inúmeras controvérsias.

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Biografia do Autor

Jacklady Dutra Nascimento, Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciada em História (UFMA). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Leudjane Michelle Viegas Diniz Porto, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em História (UEMA). Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Regyna Kleyde de Holanda Duarte, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Administração de Empresas (UFPI). Integrante do grupo de pesquisa GEPETIC. Doutoranda em Educação pelo PPGEdu da UFGD.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

NASCIMENTO, Jacklady Dutra; PORTO, Leudjane Michelle Viegas Diniz; DUARTE, Regyna Kleyde de Holanda. A Lei 12.711/2012 e o racismo: Estratégias e controvérsias na implantação das comissões de Heteroidentificação nos Institutos Federais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023023, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17399. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17399. Acesso em: 25 dez. 2024.