Uma reflexão sobre os processos de avaliação na disciplina de História da Educação: relato de experiência
Resumo
O presente texto trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido durante a oferta da disciplina de História da Educação, que compõe a grade curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido na modalidade a distância pelo Setor de Educação a Distância (EaD) da UFGD, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB). O objetivo deste trabalho é registrar a ações realizadas pela equipe que ministrou a disciplina de História da Educação, apresentando os procedimentos e a metodologia utilizada, refletindo sobre os processos de aprendizagem, a mediação pedagógica e os instrumentos de acompanhamento e avaliação adotados, ponderando os sucessos e os insucessos durante essa trajetória. Com base nos dados apresentados esperamos contribuir para uma reflexão sobre os processos de aprendizagem viabilizados pela modalidade a distância.Downloads
Referências
DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PRIMO, Alex. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.) Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, p. 38-49. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf
NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Avaliação na Educação a Distância: significações para definição de percursos. Cuiabá: UFMT, 2006. Disponível em: http://www.nead.ufmt.br>. Acesso: Jul. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia / EaD – Licenciatura, 2011. Disponível em: http://200.129.209.72/mod/resource/view.php?id=2623. Acesso em: Jul. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.