Anúncios

Edição Atual

v. 12 n. 17 (2024): Revista_EaD_&_Tecnologias_Digitais_2024.3
					Visualizar v. 12 n. 17 (2024): Revista_EaD_&_Tecnologias_Digitais_2024.3
Publicado: 27-01-2025

Artigos

  • Processamento de Sentenças Ambíguas e a Preferência pela Primeira Menção: um estudo off-line entre falantes do Vale do Jiquiriçá

    Karolaine Figuerêdo de Souza , René Alain Santana de Almeida
    6-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19531
  • Da leitura a (re) criação: uma experiência com histórias em quadrinhos digitais no Canva

    Eduarda Sophya Diogo Resende , Bruno Ramires Zilli
    22-32
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19532
  • Ensino da Variação Linguística: análise de livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental

    Vanusa Oliveira de Jesus , Ednei Nunes de Oliveira
    33-50
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19533
  • Entre Línguas e Aprendizagens: experiências de uma tradutora-intérprete de Libras em sala de aula de ensino regular

    Gilmara Barreto de Santana , Danielle Matos Correia Ribeiro
    51-63
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19534
  • O Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas de Fronteira: uma análise da situação das crianças paraguaias em Sete Quedas-MS

    Silvia Antonia de Souza
    64-72
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19535
  • Desafios e Perspectivas da Pedagogia Crítica na Era Digital: uma reconfiguração freiriana do papel docente

    Fladimir Pinheiro Porto , Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
    73-85
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19536
  • Vivências e Ausências: as experiências de um egresso do polo de Paracambi do Cederj

    Diogo Piassá das Mercês
    86-95
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19537
  • Educação 4.0 Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Ensino

    Adriano da Silva
    96-106
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19538
  • Uso das TDIC no ensino interdisciplinar: percepções de residentes pedagógicos em ciências

    Maycon dos Santos Souza , Gisele Soares Lemos Shaw
    107-116
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19539
  • O “Novo Normal” na Educação Pós-Pandemia: a utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação

    Gerald Gomes Alves , Manoel Augusto Polastreli Barbosa
    117-127
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19540
  • Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma abordagem com heredogramas

    Francisca das Chagas Pereira Nascimento Neta ; Aline Locatelli
    128-136
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19541
  • Ferramentas Tecnológicas na Educação Básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores

    Marta Helena Garcia Quincozes
    137-145
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19542
  • Educação Superior a Distância: uma análise comparativa entre Brasil, Portugal e Reino Unido

    Julia Cervo , Jerônimo Siqueira Tybusch
    146-157
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19543
  • A Prática Educativa, a Pedagógica e a Docente e sua importância no Acompanhamento Pedagógico aos Discentes em Cursos a Distância

    Maria Rosimery de Medeiros Lima Bastos , Ivanildo José de Melo Filho
    158-168
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19544
  • Inclusão Digital em Ambientes EaD: estratégias para reduzir o hiato tecnológico

    Sérgio Dias de Azevedo
    169-177
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19545
  • Lutificação: o uso de recursos tecnológicos para o trabalho do conteúdo lutas em aulas de educação física escolar

    André de Paulo Evaristo
    178-188
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19546
  • Do EDUCOM ao UCA: as primeiras inciativas governamentais de fomento aos de usos de tecnologias digitais na educação brasileira

    Pedro Batela Neto , Analise de Jesus da Silva
    189-202
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19547
  • Será que engajam? As possibilidades e desafios do ensino de botânica por meio das mídias sociais

    Antonio Thiago Alves Farias , Marcelo Augusto Filardi
    203-213
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19549
  • Tecnologias no Contexto Educacional: justificativas para seu uso

    Élidi Preciliana Pavanelli Zubler , Maria Cecília Niedo Zubler
    214-224
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19550
  • A Cultura Digital no Ensino Médio e a BNCC: compreendendo limites e possiblidades

    Tatiane Bedin , Josiane Carolina Soares Ramos Prokasko
    225-240
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19551
  • Uma Análise Sobre as Ferramentas Tecnológicas na Educação Básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores

    Marta Helena Garcia Quincozes , Ana Vanessa Leguizámo León
    241-249
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19552

Relatos de experiência

Ver Todas as Edições