Do sério ao cômico: a oposição ao regime militar em Os carbonários, de Alfredo Syrkis
DOI:
https://doi.org/10.30612/arredia.v8i13.18324Palavras-chave:
Os carbonários, Sério cômico, guerrilhaResumo
O artigo analisa Os carbonários: memórias da guerrilha perdida [1980], de Alfredo Syrkis, com vistas a caracterizar as formas de representação da oposição ao regime militar brasileiro (1964-1985). É uma obra autobiográfica em que o autor narra sua vivência como opositor do referido regime entre fins dos anos 1960 e início dos 70. Suas ações nas passeatas que antecedem o AI-5, e também na guerrilha urbana são os assuntos de destaque. Syrkis representa a oposição de modo a enaltecer as formas públicas de sua ação política, criticando, em contraste, as ações privadas e violentas dessa mesma oposição. Para efeito de análise, aborda-se o livro em duas partes: pré e pós AI-5. Na primeira, há um modo sério de representar a oposição; na segunda, um modo cômico. Para tal, o trabalho se ancora nas reflexões de Bakhtin (1990) e Auerbach (1994), ambos tratando dos estilos sério e cômico como formas de representação literária.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova cultural, 1999.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. Susy Frankl Sperber e George Bernard Sperber. 3ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini et al. São Paulo: Edunesp/Hucitec, 1990.
BÍBLIA SAGRADA. Trad. João José Pedreira de Castro. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008.
GABEIRA, Fernando. O que é isso, Companheiro? São Paulo: Abril Cultural, 1984.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
PEREIRA, Rogério. Fronteiras da literatura brasileira contemporânea: O que é isso, companheiro?, entre o público e o privado. X SEL- Seminário de Estudos Literários, 2010, UNESP, Campus de Assis.
RIDENTI, Marcelo. As oposições à ditadura: oposição e integração. In. MOTTA, Rodrigo Patto Sá; REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; (org.) A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.
SYRKIS, Alfredo. Os carbonários: memórias da guerrilha perdida. São Paulo: Global editora, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0