A avaliação da pós-graduação em Geografia no Brasil (Capes: Quadriênio 2018-2021)
do medo da extinção aos méritos da elevação de notas
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17474Palavras-chave:
Geografia, Avaliação Quadrienal, Pós-Graduação, BrasilResumo
Este artigo faz uma análise sintética da Avaliação Quadrienal da Área de Geografia (2018-2021) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de um breve histórico da Área, da criação, da expansão e da distribuição regional dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) no país, e da evolução da estrutura de Notas dos PPGGs. Como fonte principal dessas análises, foram tomados como referência os principais documentos produzidos durante a gestão do último quadriênio (Documento de Área; APCN; Ficha de Avaliação; Relatórios de Avaliação; entre outros) e as cartas e sínteses provisórias produzidas durante essa gestão. Os dados quantitativos, a experiência vivida durante a coordenação de área e as informações obtidas no período foram sintetizados neste texto e em suas representações numéricas e espaciais aqui expostas.
Downloads
Referências
BARATA, Rita de Cássia Barradas. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface (Botucatu). 23:e180635, 2019. https://doi.org/10.1590/Interface.180635. Acesso em: 1o jun. 2023.
_______ Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG, DF, v. 13, n. 30 (p. 13-40), 2016. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/947/pdf. Acesso em: 1o jun. 2023.
CAPES/MEC – Ministério da Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Avaliação. Relatório da Avaliação Quadrienal – Geografia, 2017. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/20122017-geografia-relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017-final-pdf . Acesso em: 27 maio 2023.
CAPES/MEC – Relatório do Qualis Periódicos – GEOGRAFIA, 2019. Dispopnível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/relatorio-qualis-geografia-pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
¬¬ CAPES/MEC – Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG: documento final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 – 10/10/2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2018-pnpg-cs-avaliacao-final-10-10-18-cs-final-17-55-pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
CAPES/MEC – OFÍCIO CIRCULAR n. 31/2020-GAB/PR/Capes – Ata CTC de 24 de julho de 2020. Disponível em: https://uploads.capes.gov.br/files/OF_CIRCULAR_31-2020-GAB-PR-CAPES.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
CAPES/MEC – Relatório da Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Brasília, DF: 2020. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/attachments/article/6404/apresentacao-PNPG-CS-Capes210520.pdf Acesso em: 28 maio 2023.
CAPES/MEC – Relatório da Avaliação Quadrienal – Geografia, Coordenação de Área, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/19122022_RELATORIO_AVALIACAO_QUADRIENAL_comnotaGeografia.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
CAPES/MEC – Documento da Área de Geografia, Coordenação de Área, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/geografia-pdf. Acessso em: 28 maio 2023.
CAPES/MEC – Relatório do Seminário de Meio Termo – GEOGRAFIA, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/REL_MEIO_TERMO_GEOGRAFIA.pdf
DOU n. 224, 24 de novembro de 2020: Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=24/11/2020&jornal=515&pagina=26&totalArquivos=104. Acesso em: 28 maio 2023.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. Breve ensaio em memória dos números da pós-graduação em Geografia no Brasil. Revista Geonordeste, São Cristovão, ano XXV, n. 1, p. 4-14, jan./jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/article/view/14053. Acesso em: 28 maio 2023.
LENCIONE, Sandra. Linhas de pesquisa da pós-graduação em Geografia. Mudanças, esquecimentos e emergência de (novos) temas. Revista da ANPEGE, v. 9, n. 11, (p. 5-19), jan./jul., 2013. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6487/3468. Acesso em: 2 jun. 2023.
TOURAINE, Alain. O intelectual é um fracassado: a importância de seu papel e da sua luta contra o poder e as ideologias. In: Cartas a uma jovem socióloga. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
VERHINE, R. E.; SOUZA, A. R. de. Compreendendo a crise recente na pós-graduação brasileira. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, e83788, nov. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/download/83788/45131. Acesso em: 28 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)