Arte e formação docente: espaço, corpo e mapa na obra de Alex Flemming

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DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.19408

Mots-clés :

geografia, arte, formação docente

Résumé

O artigo reflete sobre as conexões entre Arte e Geografia, tomando como objeto de análise a obra do artista contemporâneo Alex Flemming. Com sua produção provocativa e interdisciplinar, Flemming é apresentado como um autor cuja obra pode enriquecer o entendimento sobre a produção do espaço geográfico, ampliando as perspectivas de docentes e discentes. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem interpretativa e cultural, explorando as interfaces entre a produção plástica e visual do artista e os conhecimentos geográficos. Essa análise busca identificar ressonâncias, inter-relações e possíveis dissonâncias presentes nas obras, promovendo uma reflexão crítica sobre os temas abordados. A metodologia também conecta essas produções artísticas ao processo de ensino-aprendizagem, destacando seu potencial pedagógico. Os resultados apontam para a potência da análise de obras de arte como recurso formativo para professores de Geografia. O artigo evidencia como a experiência estética pode promover a ampliação do repertório cultural e pedagógico, enriquecendo práticas docentes e incentivando uma abordagem interdisciplinar e crítica do espaço geográfico. Dessa forma, reafirma-se a relevância de utilizar a arte como instrumento para reflexões sobre o mundo, o espaço e as relações humanas no contexto educacional.

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Bibliographies de l'auteur

Iara Vieira Guimarães , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - MG. 

Rafaela Celestina Zanette, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Professora de Artes na Rede Municipal de Educação de Uberlândia MG.  

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Publiée

2025-04-29

Comment citer

Guimarães , I. V., & Celestina Zanette, R. (2025). Arte e formação docente: espaço, corpo e mapa na obra de Alex Flemming. Revista Da ANPEGE, 21(44). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.19408