Oito lições sobre geossistemas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.18854

Mots-clés :

geografia física, geoecologia de paisagens, paisagem, epistemologia

Résumé

O presente texto faz uma revisão do conceito de geossistema, tal como proposto por Viktor Sochava, à luz de seu contexto histórico e abordagens recentes. Sochava buscava unificar conceitos da Geografia Física soviética, propondo uma abordagem embrionária que foi desenvolvida ao longo dos anos. A teoria dos geossistemas considera as interações entre componentes naturais, a esfera cósmica e a sociedade humana, sem limitações de escala espacial. Sochava foi influente na cartografia de geossistemas e na teoria dos regimes naturais. Outras definições de geossistema foram propostas, algumas relacionadas ao conceito de ecossistema. Abordagens mais amplas, como o modelo Geossistema-Território-Paisagem (GTP) de Bertrand e os geossistemas complexos, ainda possuem dificuldade em sair do âmbito teórico. O texto serve como orientação para estudantes e pesquisadores interessados no tema, destacando questões essenciais e áreas de pesquisa em desenvolvimento.

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Bibliographies de l'auteur

Lucas Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), lidera o Grupo de Pesquisas Geografia e Conservação em Paisagens Tropicais (PAISAGEO). Integra o Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS). É colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Sua linha de pesquisa atual é: Biogeografia aplicada à Conservação da Caatinga.

Fredson Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Riclaudio Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2024). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (Linha de Pesquisa: Dinâmica Ambiental) (2018). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (2016). Membro do grupo de pesquisa em Geografia de Paisagens Tropicais (PAISAGEO), da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS), da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse na área de Geografia Física, atuando principalmente com ensino de geociências, cartografia de paisagem, geossistemas, geomorfologia, dinâmica ambiental, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Usuário de informática avançado, com curso em manutenção de hardwares e redes, e uso de softwares.

Adalto Moreira Braz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia (UFG), Mestre e Geógrafo (UFMS). Atualmente é Pesquisador Independente associado aos Grupos de Pesquisa: PAISAGEO (UFPE); Geoecologia das Paisagens do Cerrado (UFG); DIGEAGEO (UFMS) e atua como Especialista de Geoprocessamento na iniciativa privada. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (IGOT). Foi Pesquisador Visitante (Jovens Pesquisadores) na Universidade de Coimbra (DEPGEOTUR).

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Publiée

2024-09-12

Comment citer

Cavalcanti, L., da Silva, F. P., Santos, R. S., & Braz, A. M. (2024). Oito lições sobre geossistemas. Revista Da ANPEGE, 20(42), 1–31. https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.18854