Eight lessons about geosystems

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.18854

Keywords:

Physical Geography, Landscape Geoecology, Landscape, Epistemology

Abstract

This article characterizes the genesis and development of a new line of research, which emerges at the intersection between studies of the Geographic Space and the socio-economic movements of Sociotechnical Transition. This new research agenda is called Geography of Transitions to Sustainability (GeoST). Bibliometric techniques and the operationalization of the open-source software VOSviewer were used. This field of knowledge is predominantly led by non-geographers and researchers from the global north, with little representation from peripheral realities, as the results indicate. The relevance of incorporating GeoST into the academic and political debate in Brazilian Geography is highlighted, with the potential for mutual enrichment among scientific communities. The study indicates possible intersections between GeoST and Brazilian Geography. It emphasizes the relevance of interdisciplinary approaches and understanding spatial dynamics for a more sustainable society.

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Author Biographies

Lucas Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), lidera o Grupo de Pesquisas Geografia e Conservação em Paisagens Tropicais (PAISAGEO). Integra o Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS). É colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Sua linha de pesquisa atual é: Biogeografia aplicada à Conservação da Caatinga.

Fredson Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Riclaudio Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2024). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (Linha de Pesquisa: Dinâmica Ambiental) (2018). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (2016). Membro do grupo de pesquisa em Geografia de Paisagens Tropicais (PAISAGEO), da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS), da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse na área de Geografia Física, atuando principalmente com ensino de geociências, cartografia de paisagem, geossistemas, geomorfologia, dinâmica ambiental, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Usuário de informática avançado, com curso em manutenção de hardwares e redes, e uso de softwares.

Adalto Moreira Braz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia (UFG), Mestre e Geógrafo (UFMS). Atualmente é Pesquisador Independente associado aos Grupos de Pesquisa: PAISAGEO (UFPE); Geoecologia das Paisagens do Cerrado (UFG); DIGEAGEO (UFMS) e atua como Especialista de Geoprocessamento na iniciativa privada. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (IGOT). Foi Pesquisador Visitante (Jovens Pesquisadores) na Universidade de Coimbra (DEPGEOTUR).

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Published

2024-09-12

How to Cite

Cavalcanti, L., da Silva, F. P., Santos, R. S., & Braz, A. M. (2024). Eight lessons about geosystems. Revista Da ANPEGE, 20(42), 1–31. https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.18854