Entrevista com Margaret Roberts: O currículo de Geografia e os seus fundamentos teóricos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i41.18336

Mots-clés :

Entrevista, Margaret Roberts, Currículo de Geografia, Democracia, Ensino de Geografia

Résumé

Os professores Elena Lengthorn (University of Worcester) e José Gilberto de Souza (Unesp Rio Claro), trazem reflexões sobre as dimensões do currículo, envoltas em um diálogo com a professora Magaret Roberts, que tem uma história de debate e reflexão no Reino Unido e colaborou na sua construção de currículos de geografia em vários países. Margaret Roberts, esta extraordinária educadora de professores de geografia, conhecida pela sua bondade, criatividade, generosidade e perspicácia, é também uma antiga Presidente da Associação Geográfica (GA) e recebeu um MBE nas Honras de Ano Novo de 2021. Um reconhecimento muito louvável dos seus serviços à educação. Moldou uma geração de professores de geografia no Reino Unido e não só, e a sua publicação Learning through enquiry (2003) teve um impacto profundo, enriquecendo as salas de aula de geografia em todo o mundo”. Este é um debate que mergulha nos fundamentos do currículo e, em particular, reúne uma denúncia extremamente grave, também sentida no Reino Unido, nomeadamente a procura de controlo e interferência dos governos sobre os conteúdos e práticas de ensino. Uma trajetória de estruturas estatais que produzem o cerceamento de debates que nos são tão caros, como o colonialismo, a precarização do trabalho, a questão de gênero e da comunidade LGBTQIA+, a falta de democratização nos debates, a imposição de currículos, a simplificação de conteúdos, entre outros aspectos, como a privatização e a apropriação de verbas públicas da educação, marcas da lógica neoliberal que vem sendo imposta às sociedades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elena Elizabeth Lengthorn, University of Worcester

Elena Lengthorn is the PGCE Geography subject Lead. She has taught both geography and science education across the primary and secondary centres on undergraduate and postgraduate courses. She leads the Education for Sustainable Futures Special Interest Group (ESF SIG) and contributes sustainability sessions to courses across the School of Education.

Jose Gilberto de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduação (Licenciatura e Bacharelado - 1990/1991) e Mestrado em Geografia (1994) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista - FCT - UNESP - Câmpus de Presidente Prudente, onde foi professor dos cursos de Graduação (1992-1994) e de Pós-Graduação em Geografia (2001-2012). Doutorado em Geografia Humana (1999) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Livre Docência (2008) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV-UNESP Câmpus de Jaboticabal, onde foi Professor do Departamento de Economia Rural no período de 1995 a 2009 e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (2002-2010). Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca (2010-2011).

Références

Albuquerque, A.M.A. et al. Manifesto - crítica às reformas neoliberais na educação: prólogo do ensino de geografia. Marília-SP: Lutas Anticapital, 2021. V. 1. 169 p.

Barthes A. Quels outils curriculaires pour des « éducations à » vers une citoyenneté politique ? Educations, Vol 17-1, Open sciences, International sciences and technical edition, ISTE, p. 25-40 https://www.openscience.fr/Numero-1-327. Londres, 2017.

Barthes, A., Blanc-Maximin, S., Dorier-April, E.. Quelles balises curriculaires en éducation à la prospective territoriale durable ? Valeurs d’émancipation et finalités d’implications politiques des jeunes dans les études de cas en géographie. Éducation et socialisation, n°51. Montpellier, 2019.

Barthes A. Quels curricula d’éducation au politique dans les questions environnementales et de développement ? Numéro 63, Éducation & Socialisation. Montpellier, 2022.

Connolly W-E. Discipline, politics and ambiguity. Political theory. Vol 11. n°3. 325-341. 1983.

Immordino-Yang, M. H. and Damasio, A. We feel, therefore we learn: The relevance of affective and social neuroscience to education. Mind, Brain, and Education, 1(1), 3–10.2007. https://doi.org/10.1111/ j.1751-228x.2007.00004.x

Oliveira, A. U. de. A mundialização da agricultura brasileira. São Paulo: Iandé Editorial, 2016.

Roberts, M. Geography Through Enquiry : Approaches to teaching and learning in the secondary school (2nd Edition). The Geographical Association, 2023.

Roberts, M. Learning Through Enquiry: Making Sense of the Key Stage 3 Classroom. The Geographical Association, 2003.

Rosanvallon P. La contre-démocratie. La politique à l’âge de la défiance, Paris, Seuil, 2006.

Souza, J. G. Ruy Moreira: ontonegatividade e positividade ontológica. In: FRANÇA FILHO, A. L; ANTUNES, C. F.; FERNANDES, F. M.. (Org.). O que é Geografia de Ruy Moreira: diálogos com a obra e seu autor. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2023, v. 1, p. 273-296.

Souza J. G. Pensamento Espacial e a Geografia Pragmática: réquiem para o passado, Revista da ANPEGE, Vol. 18, n. 36, 2022.

Souza, J.G.; Juliasz, P.C.S. Geografia: ensino e formação de professores. Marília: Lutas Anticapital, 2020.

Suarez D.C., Kircher C. and Santi T. A Clear and Present Pedagogy: Teaching About Planetary Crisis (When You're in a Planetary Crisis). Antipode. A Radical Journal of Geography, Vol 56, issue 1, 276 – 295, 2024.

UNESCO. REIMAGINING OUR FUTURES TOGETHER, A new social contract for education. REPORT . The International Commission on the Futures of Education. UN. 2021. DOI :https://doi.org/10.54675/ASRB4722

Wall-Kimmerer R. Braiding sweetgrass : indigenous wisdom, scientific knowledge and the teachings of plants. Milkweed Editions, 2013.

Zinyemba, C., Archer, E. and Rother, H.A. Climate Change, Pesticides and Health: Considering the Risks and Opportunities of Adaptation for Zimbabwean Smallholder Cotton Growers. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021 Jan; 18(1): 121. doi: 10.3390/ijerph18010121

Publiée

2024-07-10

Comment citer

Lengthorn, E. E., & Souza, J. G. de. (2024). Entrevista com Margaret Roberts: O currículo de Geografia e os seus fundamentos teóricos. Revista Da ANPEGE, 20(41), 1–15. https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i41.18336