Impacto social e engajamento territorial: a experiência do PPGGeo-Unioeste/MCR

l'expérience du PPGGeo-Unioeste/MCR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20739

Mots-clés :

Impacto social, Pós-Graduação em Geografia, Extensão Universitária, Desenvolvimento Regional

Résumé

A demanda por relevância social na pós-graduação posicionou o impacto social como conceito central no debate avaliativo. Partindo dessa reflexão, o artigo analisa Casos de Impacto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, Paraná (PPGGeo-Unioeste/MCR), organizados em três eixos: popularização da ciência e inovação educacional; transferência de conhecimento para a gestão territorial; e extensão universitária na defesa dos direitos socioambientais. Os resultados demonstram o impacto social em iniciativas como ambientes de inovação (Geo Lab Maker), o suporte técnico que habilitou um município a receber recursos do ICMS Ecológico, e a extensão engajada com movimentos sociais, que gerou produtos como o Atlas da Questão Agrária no Paraná. Conclui-se que a identidade de “programa de fronteira” do PPGGEO determina sua vocação ao conhecimento aplicado, revelando o impacto social como um processo de mão dupla que transforma a realidade externa e a própria universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fabio de Oliveira Neves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor e Coordenador do PPGGeo-Unioeste/MCR.

Leila Limberger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora e suplente de coordenação do PPGGeo-Unioeste/MCR.

Djoni Roos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor do PPGGeo-Unioeste/MCR.

Références

ALCÂNTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C. Avaliação de impacto ecossocioeconômico da pós-graduação brasileira. HALAC – Historia Ambiental, Latinoamericana y Caribeña, v. 14, n. 3, 2024, p. 420-460. DOI: 10.32991/2237-2717.2024v14i3.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Grupo de Trabalho/Ficha de Avaliação. Proposta de revisão da Ficha utilizada para a Avaliação dos Programas de Pós-Graduação que é conduzida pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, DF: CAPES, 2019. 23 p.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Diretoria de Avaliação. Diretrizes comuns da Avaliação de Permanência dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Brasília, DF: CAPES, 2025. DOI: 10.21713/Diretrizescomuns.

MOSCONI, L. Áreas potenciais para a criação de Unidade de Conservação no município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2018.

OBSERVATÓRIO DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ (Org.). Atlas da questão agrária no Paraná: diálogos em construção. Naviraí, MS: Observatório da Questão Agrária no Paraná, 2021. 340 p.

PARANÁ. Lei Complementar nº 249, de 20 de dezembro de 2022. Estabelece critérios para os índices de participação dos municípios na cota-parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS. Diário Oficial do Estado, Curitiba, PR, n. 11319, 20 dez. 2022.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO). Planejamento estratégico do PPGGEO. Marechal Cândido Rondon: PPGGEO, 2024.

RODRIGUES, E. D. A.; HORNES, K. L. Descrição dos estágios sucessionais ecológicos do Parque Rodolfo Rieger em Marechal Cândido Rondon. In: LUZ, P. M. (Org.). Ecologia, evolução e diversidade. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2018, p. 191-207.

SEIDEL, E. P.; CALEGARI, M. R.; MARTINS, V. M.; CUNHA, J. E.; PIRES, M. M.; SILVA, B. A.; FUJITA, R. H. Principais Solos da Mesorregião Oeste do Paraná: abordagem para educadores do ensino fundamental e médio. Marechal Cândido Rondon, PR: NEPAR/SBCS, 2023.

SILVA JÚNIOR, J. R.; SOUZA, B. I.; FONSECA, C. F.; SOUZA, J. J. L. L.; CALEGARI, M. R.; ALVES, M. C. M.; LONSING, L. M. C. A. Janelas do passado. Campina Grande, PB: Instituto Nacional do Semiárido, 2025.

WILD, G. B. Caracterização das áreas verdes no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon-PR. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2018.

Publié-e

2026-01-25

Comment citer

de Oliveira Neves, F., Limberger, L., & Roos, D. (2026). Impacto social e engajamento territorial: a experiência do PPGGeo-Unioeste/MCR: l’expérience du PPGGeo-Unioeste/MCR. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20739

Numéro

Rubrique

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia