O MITO DA CAPITAL DAS NAÇÕES: CURITIBA E A IMIGRAÇÃO – O CASO DOS ITALIANOS.
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2019.1527.004Palabras clave:
Imigração, Curitiba, identidade, italianos, turismo rural.Resumen
Nas últimas décadas, tem sido reproduzido através do marketing político, um discurso de valorização étnica na cidade de Curitiba, retomando a antiga discussão sobre as características singulares que formam a identidade local, típica do paranismo do início do século passado. No entanto, esse discurso agora se materializa na forma de símbolos espalhados pela cidade, o que tende a solidificar essa imagem entre a população. Mas ao contrário do que se possa pensar em primeiro momento, os grupos étnicos valorizados são apenas aqueles que se encaixam na imagem europeia de Curitiba, como por exemplo, os italianos, o que tornam negros e índios, embora tenham em muito contribuído para a formação dessa sociedade, invisíveis nesse espaço. Por sua vez, o discurso identitário sobre a imigração italiana tem sido também aproveitado para fomentar o turismo rural na Região Metropolitana de Curitiba.
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