A avaliação da pós-graduação em Geografia no Brasil (Capes: Quadriênio 2018-2021)

do medo da extinção aos méritos da elevação de notas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17474

Palavras-chave:

Geografia, Avaliação Quadrienal, Pós-Graduação, Brasil

Resumo

Este artigo faz uma análise sintética da Avaliação Quadrienal da Área de Geografia (2018-2021) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de um breve histórico da Área, da criação, da expansão e da distribuição regional dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) no país, e da evolução da estrutura de Notas dos PPGGs. Como fonte principal dessas análises, foram tomados como referência os principais documentos produzidos durante a gestão do último quadriênio (Documento de Área; APCN; Ficha de Avaliação; Relatórios de Avaliação; entre outros) e as cartas e sínteses provisórias produzidas durante essa gestão. Os dados quantitativos, a experiência vivida durante a coordenação de área e as informações obtidas no período foram sintetizados neste texto e em suas representações numéricas e espaciais aqui expostas.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Duarte Paes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

Geógrafa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É Professora Livre Docente na área de Meio Ambiente Urbano pela UNICAMP, Departamento de Geografia-IG (2018). Docente da Universidade Estadual de Campinas desde 1994 (no Departamento de Sociologia/IFCH) e, a partir de 1999, no Departamento de Geografia/IG. Entre 2007-2008 realizou Pós-Doutorado em Geografia, com bolsa da CAPES, na Université de Pau et des Pays de L'Adour, na França, no Laboratoire Société Environnement Territoire (IRSAM/SET). Atua nas áreas de pesquisa sobre patrimônio cultural, turismo e meio ambiente urbano, e coordena o Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural". Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em duas gestões (CONDEPHAAT - 2008-2010 e 2017-2019) e filiada ao ICOMOS/BRASIL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp, 2008-2010); Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE, 2011-2014), e foi Coordenadora da Área de Geografia na CAPES (abril/2018-dezembro/2022) e membro da Rede Franco-Brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (TP3 - https://astrestp3.wixsite.com/astres-tp3 ) até 2018. É membro de l'Association Internationale de Géographie Francophone (AIGF). Pesquisadora do CNPq - PQ desde 2014.

 

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Paes, M. T. D. (2023). A avaliação da pós-graduação em Geografia no Brasil (Capes: Quadriênio 2018-2021): do medo da extinção aos méritos da elevação de notas. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17474

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023