DEPOSIÇÃO DE AGROTÓXICOS PELA PULVERIZAÇÃO NOTURNA EM VOLUME DE APLICAÇÃO REDUZIDO NA CULTURA DO ALGODOEIRO
Palavras-chave:
aplicação de agrotóxico, taxa de aplicação, adjuvante.Resumo
Em função da crescente demanda por maior capacidade de campo operacional dos pulverizadores em campo, há uma tendência pela redução do volume de aplicação obrigando aos agricultores a utilizarem gotas finas nas pulverizações do algodoeiro e, muitas vezes, em períodos inadequados de condições meteorológicas ambientais. Objetivou-se nesse trabalho avaliar as alterações na deposição da pulverização pela redução no volume de aplicação, pelo uso de adjuvante e pela aplicação em período noturno na cultura do algodoeiro. O trabalho foi desenvolvido em algodão adensado, utilizando delineamento experimental de blocos ao acaso com seis repetições em um esquema fatorial 2x2x2: sendo dois horários de pulverização (vespertino e noturno); dois volumes de aplicação (40 e 70 L ha-1); e variando a presença do adjuvante óleo vegetal na calda. Foram avaliadas a concentrações de depósitos foliares de rodamina B nos estratos superior e inferior da cultura. Os volumes de aplicação de 40 e 70 L ha-1 apresentam semelhança no quantitativo dos depósitos do traçador no estrato superior da cultura do algodoeiro. No período vespertino (com adequada velocidade do vento e baixa umidade relativa do ar) há maior deposição do corante nas folhas do estrato superior do algodoeiro pela pulverização do maior volume de aplicação. A presença do adjuvante na pulverização no período vespertino aumenta os depósitos do traçador nas folhas do estrato superior, contudo, no período noturno (com adequada umidade relativa do ar e baixa velocidade do vento) sua utilização não incrementa a formação dos depósitos nesse estrato da cultura. Há interação sobre os depósitos foliares formados no estrato inferior da cultura do algodoeiro pela variação do volume de aplicação, período da aplicação (variação de velocidade do vento e umidade relativa do ar) e do uso de adjuvante óleo vegetal. Os depósitos foliares do traçador no estrato inferior do algodoeiro apresenta acréscimo com o aumento do volume de aplicação, em associação à presença do adjuvante na calda pulverizada no período noturno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.