Reação de espécies forrageiras ao nematoide das lesões radiculares Pratylenchus brachyurus
Palavras-chave:
Forrageiras, integração lavoura-pecuária, resistênciaResumo
O Pratylenchus brachyurus, também conhecido como nematoide das lesões radiculares, é um fitonematoide habitante de solo que nas últimas décadas vem causando sérios danos a diversas culturas na região do Cerrado. Em função da atual importância desse nematoide, este trabalho teve como objetivo avaliar a reação de dezenove espécies forrageiras a P. brachyurus. O experimento foi realizado em condições controladas em vasos e delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições. As avaliações foram feitas aos 60 dias após a inoculação e calculado o Fator de Reprodução (FR) e o número de nematoides por grama de raízes. Dentro de um mesmo Gênero, cultivares diferentes apresentaram comportamentos distintos, referentes ao grau de suscetibilidade e resistência ao Pratylenchus brachyurus. Das espécies avaliadas, apenas a Cynodon nlemfuensis, Milheto ‘ENA 01’, B. humidicola, B. brizantha ‘marandu’e o amendoin forrageiro apresentaram fator de reprodução menor que 1, sendo consideradas resistentes ao nematoide.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.