Avaliação microbiológica em leite pasteurizado e cru refrigerado de produtores da região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense
Palavras-chave:
Coliformes, microrganismos, qualidade, pasteurização.Resumo
No período de inverno, em 2010, avaliou-se a qualidade microbiológica de amostras de Leite Pasteurizado Tipo C, oriundos de laticínios do estado de Mato Grosso do Sul, e amostras de leite cru refrigerado, dos municípios de Aquidauana e Anastácio, produzidos por produtores que recebem orientação técnica do Programa Rio De Leite e comercializam o produto de maneira formal em lacticínios e de amostras de leite cru produzido por produtores que não recebem assistência técnica e que vendem o leite de maneira informal (leite de rua). As amostras de leite foram coletadas em mercados, propriedades e residências, acondicionadas em recipientes isotérmicos e transportadas para o laboratório para execução das análises. As avaliações microbiológicas (contagem de células somáticas (CCS), contagem bacteriana total (CBT), coliformes totais e coliformes fecais.) indicaram que todos os leites pasteurizados tipo “C”e crus refrigerados que recebem assistência técnica, atendem os padrões exigidos pela legislação vigente (Instrução Normativa nº 51/2002). As amostras de leite cru oriundas de produtores que comercializam leite de maneira informal são microbiologicamente inadequadas para o consumo humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.