Sobre como não ir embora: memória e metanarrativa em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9546Palavras-chave:
Memória. Metanarrativa. Resistência. Estado de exceção. Regime militar.Resumo
O presente artigo busca investigar o aspecto dual da narrativa de Ainda estou aqui, especificamente a oscilação entre narrativa e comentário, processo metanarrativo este que funciona como estratégia de reconstrução da memória do autor e de sua família, vítimas do estado de exceção que se instaurou no país durante o período do regime militar. O estudo pretende investigar ainda em que medida o trabalho de construção narrativa funciona de modo a demarcar a resistência da memória e o restabelecimento de verdades históricas.
Downloads
Referências
BOOTH, Wayne C. Narradores Fidedignos como porta-vozes dramatizados do autor implícito. In. ______ A retórica da Ficção. 1. ed. Lisboa: Arcádia,1980, p. 227 – 231.
DAL FARRA, Maria Lúcia. O narrador ensimesmado. 1.ed. São Paulo: Ática, 1978.
GAGNEBIN, Jeane Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GENETTE, Gérard. Fronteiras da Narrativa. In: BRATHES, R. et alli. Análise Estrutural da Narrativa. Ed. Vozes: Rio de Janeiro, 1976, págs. 255- 274.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. 2. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra, Belo Horizonte: UFMG, 2014.
NUNES, Benedito. O tempo da narrativa. São Paulo: Ática, 2003.
PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui. 1. Ed. Rio de Janeiro: Alfaguara/Objetiva, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.