Ribeirinhos e colonos: a representação de uma identidade preferencial no hino de Rondônia
Palavras-chave:
Letras. Amazônia. Migrações. Representações. Estudos Culturais.Resumo
Neste artigo é realizada a análise do hino oficial do estado de Rondônia, que se originou do poema de Joaquim de Araújo Lima, tendo como foco principal as representações identitárias ali presentes. Para isso são tomadas como ponto de partida as posições assumidas pelos Estudos Culturais: Stuart Hall e os conceitos de representação, ideologia e identidade; Nick Couldry e o método de análise de textos por ele proposto a partir do paradigma dos Estudos Culturais. É feita a recuperação histórica e social das migrações a partir das quais se formaram as sociedades contemporâneas da Amazônia e, em especial, de Rondônia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.