A noção de discurso na AD Peucheutiana e na ACD de Fairclough e implicações nos diferentes modos de análise

Autores

  • Bianca Walsh Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Análise de Discurso pecheutiana. Análise Crítica de Discurso de Fairclough. Conceitos de sujeito e discurso. Quadro analítico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo a comparação entre a Análise de Discurso peucheutiana e a Análise Crítica do Discurso de Fairclough. São consideradas suas concepções de discurso e sujeito, assim como suas implicações no quadro analítico de cada corrente. Essa comparação é relevante para a avaliação da coerência interna de cada programa científico analisado, sem a pretensão de juízos de valor absolutos como melhor e pior. No limite, a intenção é fornecer um panorama das correntes para que os analistas se posicionem de acordo com seus objetivos específicos de pesquisa.

Downloads

Biografia do Autor

Bianca Walsh, Universidade Federal Fluminense

A autora é doutoranda do programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Estuda discurso científico, argumentação e gêneros. Tem interesse em ensino de línguas para fins específicos e ensino a partir da conscientização dos gêneros e práticas sociais vinculadas.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Walsh, B. (2011). A noção de discurso na AD Peucheutiana e na ACD de Fairclough e implicações nos diferentes modos de análise. Raído, 5(9), 9–23. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/521

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA