Apresentação - muito mais que um dossiê
Resumo
O Dossiê que agora temos em mãos, intitulado A formação de leitores literários: os sentidos da mediação, abriga a certeza de que a leitura e, especificamente, a literária, é um direito universal. Sua prática é fator de humanização, na medida em que estimula a imaginação, promove novas experiências emocionais e comunicativas e transmite conhecimentos sobre o mundo em que vivemos, alargando noções de espaço e tempo. Por se ocupar de nossos mais recônditos sentimentos, a literatura nos conduz à essência do humano e nos prepara para melhor participarmos do presente, enquanto sujeitos compreensivos e críticos. Significa, portanto, que, para uma sociedade saudável e justa, precisamos nos empenhar na formação do leitor. Tal ideia, a da valorização da leitura para a construção do homem novo, remonta ao século XVI, com a Reforma Luterana, e intensifica-se no final do século XVIII, através da cartilha republicana da Revolução Francesa. Em outras palavras, podemos ainda afirmar que o advento da imprensa e as transformações do mundo moderno garantiram o lugar privilegiado da leitura em todos os segmentos da vida (espiritual, afetiva, social).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.